Crivella acompanha “Prefeitura Mais Perto de Você”

Crivella acompanha "Prefeitura Mais Perto de Você" em Pedra Guaratiba

Projeto que reúne serviços públicos já realizou mais de 280 mil atendimentos e espera receber, só hoje, 12 mil pessoas

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) acompanhou, nesta sexta-feira (6), a 7ª edição do programa Prefeitura Mais Perto de Você, em Pedra de Guaratiba, Zona Oeste da cidade. Quem passou pela Arena Cultural Chacrinha, pela manhã, pôde tirar dúvidas sobre questões municipais, assistir a apresentações musicais e fazer agendamentos nos mais de 20 órgãos envolvidos na ação. A expectativa é que 12 mil pessoas sejam atendidas durante todo o dia.

“Aqui em Guaratiba estão as secretarias municipais e outros órgãos cuidando dos serviços de emprego, documentação, vacinando animais, cuidando da saúde, dando instruções sobre transportes e, também, solucionando os problemas mais enfrentados pelos moradores no dia a dia Esse programa é um golaço”, comparou Crivella.

Crivella acompanha "Prefeitura Mais Perto de Você" em Pedra Guaratiba Entre os serviços mais procurados estão a emissão de carteiras de trabalho e a inscrição para encaminhamentos para vagas de emprego. Em pouco mais de uma hora, cerca de 50 pessoas já tinham sido cadastradas. A vacinação contra a raiva para cães e gatos também é bastante procurada.

Na parte da manhã, uma das tendas mais acessadas foi a de Cultura. De acordo com o coordenador de Equipamentos da Prefeitura, Jorge Matias, mais de 9 mil livros com conteúdos didáticos, artísticos e culturais já foram distribuídos, de graça, nas sete edições do projeto. Desde o início da gestão Crivella, já foram mais de 20 mil exemplares de obras infantis, de poesias, artes e entretenimentos.

“Fico feliz em saber que meu filho tem a opção para crescer lendo temas mais apropriados para sua idade, que vão realmente acrescentar algo importante para sua formação intelectual”, disse a promotora de vendas Camila Calazande dos Reis, de 28 anos, que ganhou livros culturais para o filho, Gustavo, de 4 anos. Ela também conheceu com o filho, livros de literatura infantil com efeitos visuais especiais produzidos pela Multirio.

O aposentado Jorge Matias, de 71 anos, também aproveitou para pegar alguns livros. “Criança precisa de histórias infantis e de livros que lhes agreguem conhecimentos próprios para suas faixas etárias”, comentou Levi, que levou livros com diversos temas para seus quatro netos.

Maria Francisca Lima, 37 anos, foi conhecer o projeto Hortas Cariocas, desenvolvido nas escolas, entre elas a Emma D’ Ávila de Camillis. “É simplesmente maravilhosa essa ideia. Ensinam desde o plantio até a colheita, tanto de hortaliças quanto de plantas medicinais”, disse Maria, mãe dos gêmeos Jorge e Valentina, de 9 anos.

“Os mais de 440 alunos recebem ainda noções da importância de proteção ao meio ambiente as propriedades de cada planta”, completou a coordenadora do Hortas Cariocas , Valdete Alves, 52 anos.

O prefeito agradeceu o apoio. “Acho fantástico aproximar as crianças da cultura. Lembrando que todas as escolas municipais do Rio precisam ter internet de graça e nossa intenção é equipar todas elas até final do ano com rede de informática. Lembrando também de outra grande conquista nossa, que é a questão da abertura das escolas aos sábados, para reforço escolar, para atividades lúdicas e com alimentação”, frisou Crivella.

Um programa de informação e serviços

O projeto Prefeitura Mais Perto de Você leva informação e serviço aos cariocas. As ações já aconteceram em Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Madureira, Pavuna e Sepetiba, com o objetivo de alcançar todas as regiões da cidade, levando equipes da Prefeitura aos bairros. Nas seis primeiras edições, foram prestados 284.227 atendimentos. A meta é chegar a 400 mil até o fim do ano, quando serão realizadas ações em todas as 10 áreas de planejamento da cidade.

Ao longo das edições, os cariocas puderam receber esclarecimentos sobre consultas ao Portal Sisreg, agendar castrações de cães e gatos, dar vacina em animais e tirar dúvidas e agendar visitas para o controle de arboviroses, entre outros serviços. A Secretaria Municipal de Saúde, idealizadora do projeto, realizou aproximadamente 20 mil atendimentos somente na edição de Madureira.

As ações têm a participação dos seguintes órgãos da Prefeitura: Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), Multirio, Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), Iplan Rio, Guarda Municipal/Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), Defesa Civil, Comlurb, CET-Rio, Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), Rioluz, Conservação (Seconserva), Coordenadoria de Diversidade Sexual (CEDS), Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Vigilância Sanitária (Subvisa), Procon Carioca, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAC), RioZoo, Secretaria da Pessoa com Deficiência e Tecnologia (SMDT) e Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.