Crivella acompanha operação de ordenamento urbano no Centro

Crivella acompanha operação de ordenamento urbano no Centro

Somente nas primeiras horas foram acolhidas 74 pessoas em situação de rua

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) acompanhou na noite desta segunda-feira (12), o início de uma grande operação de ordenamento urbano no Centro da cidade. Durante toda a semana, equipes de diversos órgãos municipais estarão atendendo demandas na área como limpeza, reparo de calçadas e da iluminação, combate ao comércio irregular, poda de árvores e recuperação de monumentos públicos. Um dos principais pontos de atuação será a abordagem da população em situação de rua, a primeira após a publicação do decreto nº 46.314, do último dia 2 de agosto. Apenas na noite desta segunda foram registrados 74 acolhimentos.

“Durante toda essa semana a prefeitura estará aqui no Centro fazendo reparos, um trabalho de manutenção grande, e também abordando a população de rua”, afirmou o prefeito.

Cerca de 150 servidores participaram do primeiro dia da operação, que envolveu órgãos municipais como as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Ordem Pública, Infraestrutura e Habitação e Saúde, além da Coordenadoria de Controle Urbano, Comlurb, Rioluz, Guarda Municipal e a Superintendência do Centro. A ação, que começou por volta das 19 horas no Largo do Carioca, contou ainda com o apoio da Polícia Militar. A meta é que até sexta-feira todo o bairro tenha sido beneficiado.

A operação no Centro do Rio foi determinada pelo próprio prefeito em uma reunião com seu secretariado no último domingo, no Palácio da Cidade. Toda a região foi mapeada, com a identificação dos principais problemas de cada uma das áreas. Para dar apoio à operação, uma base da Guarda Municipal foi instalada no Largo da Carioca, onde ficará até o final dos trabalhos.

“É muito bom me deparar com essa iniciativa da prefeitura. Todas as noites eu passo pelo Largo da Carioca a caminho de casa e me deparo com muitos problemas. Essa é uma ótima iniciativa”, afirmou Erivaldo Elias, de 44 anos, que trabalha como segurança em uma empresa de transporte.

De acordo com o balanço das cinco primeiras horas de operação, 6,8 toneladas de entulho foram recolhidas, quase 300 mercadorias vendidas irregularmente apreendidas e nove carros rebocados. Assistentes sociais da Prefeitura acolheram 74 pessoas em situação de rua: 46 foram levadas para hotéis sociais na região e as demais direcionadas para abrigos públicos. Um foragido da Justiça foi detido e encaminhado à 5ª DP (Centro). Também foram apreendidas durante as abordagens nove facas, uma tesoura e cinco barras de ferro.

A Prefeitura do Rio de Janeiro foi a primeira do país que se reuniu com o governo federal para tratar da implementação da nova legislação federal que autoriza a internação compulsória de usuários de drogas. No último dia 8, o prefeito e o ministro da Cidadania, Osmar Terra, discutiram no Palácio da Cidade ações conjuntas para acolher esses usuários, além de políticas de prevenção e também de segurança que contariam ainda com a participação do estado.

Na semana passada, o Diário Oficial do Município publicou decreto do prefeito determinando como deveria ser a assistência a pessoas em situação de rua e com orientações para a recuperação de dependentes de drogas. O texto estabelece regras e condições de acolhimento e também para internações voluntárias e involuntárias. A Lei Federal 13.840, que altera pontos do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas e autoriza a internação involuntária, foi sancionada em junho deste ano pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Marcos de Paula

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.