Crivella acompanha na Rocinha o programa “Comlurb Comunidades”

Pelo menos 150 toneladas de lixo e entulhos serão retiradas na ação de sábado (31/08)

Publicado em 2/9/2019 - 00:00 Atualizado em 29/6/2020 - 16:59

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) participou no sábado (31/08), do “Comlurb Comunidades” na Rocinha. A iniciativa, que mobiliza os serviços de limpeza e de diversos setores da companhia, teve início na Avenida Niemeyer, esquina da Estrada da Gávea, em frente ao ponto de mototáxi, e conta com 237 garis e 40 agentes e técnicos.

“A Comlurb já faz um bom trabalho no dia a dia na Rocinha e hoje está com a força máxima aqui”, afirmou Crivella.

O presidente da Comlurb, Paulo Mangueira, adiantou que outras comunidades de grande porte também receberão o mesmo mutirão em breve. Complexo do Alemão, Maré, Costa Barros, Jardim América, Antares, Cesarão, entre outras, também receberão o mutirão de limpeza. “Estamos planejando um calendário”, adiantou Mangueira.

As ruas da Rocinha passarão por uma limpeza geral, com roçada, capina, remoção de resíduos, entulho e bens inservíveis, varrição, raspagem, limpeza de ralos, valas, canaletas e encostas. Serão empregados equipamentos como 17 roçadeiras e 10 sopradores e utilizados 15 caminhões, sendo dez basculantes e cinco compactadores, além de três pás carregadeiras, três minipás e um poliguindaste.

A operação conta também com equipes de podas, com 50 garis e cinco agentes de serviços urbanos. Para o serviço, também serão usadas duas equipes de arvorismo, motosserra, podão e motopoda. Os serviços mecanizados são feitos com duas motosserras e uma motopoda. As demandas que ficam em sinalização são realizadas com duas vans, duas motosserras, máquinas de podas e serrotes.

Há equipe para manutenção de praças, com equipamentos de pintura e reparos. A equipe de Controle de Vetores fará inspeção em 15 pontos de lixo ao longo da Estrada da Gávea, em toda a extensão do valão e no entorno do Posto de Saúde Albert Sabin, com três técnicos e seis auxiliares.

Moradores comemoraram a ação

“A Comlurb está caprichando. Para nós, viver num lugar mais limpo é sinônimo de mais saúde e qualidade de vida”, comentou Alessandra de Araújo, 44 anos, ao lado da vizinha da Via Ápia, Josefa Souza, 65.

“Estamos em festa com essa atenção especial”, completou Josefa.

150 toneladas de lixo e entulhos serão retiradas

De acordo com o subgerente da Comlurb na região, Genair Martins da Silva, são recolhidas diariamente 120 toneladas de lixo.

“Na ação deste sábado, além de varreduras e limpeza de valas e canaletas (entre elas as que cortam as ruas Dionéia e Vila Verde), vamos atingir, com certeza, a retirada de 150 toneladas de lixo e entulho”, adiantou Genair.

O gari Renato Sorriso, o grupo musical Chegando de Surpresa e equipes de divulgação participam do evento com uma ação de conscientização, distribuindo material informativo e alertando os moradores sobre a importância do descarte correto do lixo.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Reportar Erro
Send this to a friend