Crivella abre fórum internacional de segurança alimentar

Crivella abre fórum internacional de segurança alimentar

Pacto de Milão, realizado pela primeira vez na América Latina, promove debate com mais de 70 especialistas

Rio de Janeiro (RJ) – O 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana teve início nesta quinta-feira (15), no Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro. O Rio foi escolhido sede do evento por sua atuação de destaque em políticas públicas no setor, como os programas de alimentação escolar e dos restaurantes populares. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou a abertura do encontro deu as boas-vindas aos participantes.

“Temos trabalhado, conforme previsto no Pacto, para oferecer a todas as pessoas sistemas alimentares inclusivos, resilientes, seguros e marcados pela diversidade, que providenciem alimentação economicamente acessível e saudável, numa perspectiva baseada nos direitos humanos, que minimize o desperdício e conserve a biodiversidade, permitindo a adaptação e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas”, afirmou Marcelo Crivella.

A cerimônia de abertura contou ainda com a participação da vice-prefeita da cidade francesa de Montpellier, Marie-Hélène Santarelli, e de representantes de diversas instituições como Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU); Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Organização Mundial da Saúde (OMS); Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat); Fiocruz; Unirio; Comida do Amanhã e Embrapa.

Durante o encontro, a vice-prefeita de Montpellier, cidade que sediará outro evento do Pacto de Milão, entre 7 e 9 de outubro, agradeceu o convite e reforçou a importância dos debates. “Essa é a primeira vez que venho à América Latina, e é uma grande honra estar neste evento, que representa um importante passo para o Pacto de Milão”, disse Marie Hélène.

Já o representante da ONU- Habitat, Alain Grimard, ressaltou a atualidade do fórum. “Esse evento está em plena sintonia com o mandato da nossa agência, que apoia o desenvolvimento sustentável das cidades”, afirmou.

Durante três dias, mais de 70 especialistas debaterão políticas alimentares seguras, inclusivas e sustentáveis, que envolvem questões como a diversidade, o respeito à natureza e a minimização do desperdício. Palestras, mesas-redondas e workshops discutirão temas como “Alimentação e identidade”, “Território e sustentabilidade” e “Realizações e desafios dos sistemas de alimentação urbana da América Latina”.

Ao final do evento, as autoridades participantes assinarão a Declaração do Rio, documento com compromissos gerais para uma aliança latino-americana das cidades signatárias do Pacto de Milão.

A atuação da Prefeitura do Rio na segurança alimentar

O Rio de Janeiro foi escolhido entre as 187 cidades signatárias do Pacto de Milão para receber o fórum pelo seu protagonismo no setor de segurança alimentar. Um dos destaques é o Programa de Restaurantes Populares que, desde a municipalização na atual gestão, já serviu 2,7 milhões de refeições com cardápio saudável a preços simbólicos nas unidades de Bangu, Campo Grande e Bonsucesso.

Outro exemplo bem-sucedido de política alimentar da Prefeitura do Rio de Janeiro é o Programa de Alimentação Escolar, que oferece diariamente 1,5 milhão de refeições saudáveis em unidades de ensino.

Já o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas gera trabalho e renda por meio do consumo de produtos saudáveis e sustentáveis e reúne mais de 200 pontos de venda e de consumo de produtos certificados.

O que é o Pacto de Milão

O Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana foi assinado em outubro de 2015 na cidade italiana que dá nome ao documento e representa um dos legados mais importantes da EXPO 2015, evento mundial cujo tema foi “Nutrir o Planeta, Energia para Vida”.

O objetivo da iniciativa é criar uma rede de cidades comprometidas com o desenvolvimento e a implementação de sistemas alimentares sustentáveis. O Pacto estimula a troca de ideias e de sugestões sobre como abordar concretamente problemas comuns sobre temas que envolvam alimentação.

Estão previstas duas outras reuniões este ano. O 3º Fórum Regional das cidades signatárias africanas de língua francesa será realizado em Niamey, Níger, em junho. Em outubro será a vez de Montpellier, França, sediar o 5º Encontro anual das cidades signatárias do Pacto.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.