Comércios deverão arredondar troco para mais em Salvador

Projeto de Rogéria Santos obriga estabelecimentos comerciais a devolução de forma integral e em espécie o troco devido

Publicado em 26/3/2018 - 00:00

Comércios deverão arredondar troco para mais em Salvador
Projeto de Rogéria Santos obriga estabelecimentos comerciais a devolução de forma integral e em espécie o troco devido

Salvador (BA) –  Tramita na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Lei nº 610/2017, de autoria da vereadora Rogéria Santos (PRB), que obriga estabelecimentos comerciais a devolução de forma integral e em espécie o troco devido, em caso do pagamento ser realizado em moeda corrente.

A vereadora destaca que a substituição do troco por outros produtos, como balas, ou serviços, sem o consentimento prévio e expresso do consumidor, sempre foi terminantemente proibido. A ação de acordo com o Art. 39, I do Código de Defesa do Consumidor (CDC), é caracterizada como prática abusiva. O CDC ainda defende que em caso de arredondamento, o valor deve ser ajustado para menor.

Rogéria explica que se não houver troco, o valor deve ser arredondado. “Na falta de cédulas ou de moedas para devolução do troco, deverá ser aplicado o arredondamento do valor, em benefício do consumidor, já defendido pelo CDC”, disse.

O projeto, em tramitação, poderá sujeitar o estabelecimento que descumprir as normas a uma multa, além da cassação do alvará de funcionamento. A propositura não se aplicará em campanhas de cunho social de doação do troco ou, em adesão voluntária por parte do consumidor.

Texto: Izabela Silva / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Foto: Silas Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend