Caxias (MA) sedia I Fórum sobre o Trabalho Infantil

Caxias (MA) sedia I Fórum sobre o Trabalho Infantil

Segundo o prefeito Fábio Gentil (Republicanos), a ideia é unir forças com todas as entidades e a justiça para enfrentar a questão

Caxias (MA) – A cidade maranhense sediou na terça-feira (27), o I Fórum sobre o Trabalho Infantil e Contrato de Aprendizagem da Vara do Trabalho. O prefeito Fábio Gentil (Republicanos) e a juíza Liliana Maria Boueres, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, que integra a Comissão Regional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, participaram do evento.

“Esse trabalho ocorre em todos os municípios que tem Vara do Trabalho. Nós viemos aqui para incitar o debate, para quebrar aquele pensamento cultural de que criança tem que trabalhar, quando na verdade a criança deve estar estudando. Nós temos que trabalhar a conscientização e trabalhar as políticas públicas de retirar aquela criança do trabalho infantil, colocar na escola e no sistema de aprendizagem, a exemplo do Senac e Sesi”, disse a juíza.

Segundo o prefeito Fábio Gentil, a ideia é unir forças com todas as entidades e a justiça para enfrentar a questão. “O trabalho infantil ainda é uma realidade no Brasil, mas em Caxias a gente está trabalhando para erradicar esse problema. A gente sabe que o lugar da criança é na escola, a criança precisa ser criança. Nós temos alguns focos, onde a própria família coloca os filhos para trabalhar, mas o município tem usado todos os esforços para enfrentar essa questão. A Secretaria de Assistência Social tem feito um trabalho importante, mostrando que é crime quando se coloca uma criança para trabalhar, criança é pra brincar e estudar, não é pra trabalhar. A nossa responsabilidade é permitir que a criança viva cada etapa da sua vida com dignidade”, explicou.

“Nosso objetivo é envolver toda a rede de proteção para que a gente venha a combater o trabalho infantil, que é ilegal e a nossa Constituição Federal não permite. Às vezes o trabalho ocorre dentro das residências e na zona rural e às vezes não há denúncia. É importante as pessoas denunciarem para que haja a fiscalização”, disse Fábio Ribeiro, juiz da Vara do Trabalho em Caxias.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.