Caxias do Sul: aprovado o Dia Municipal de Combate ao Racismo

Se o projeto de lei for sancionado pelo prefeito, a data será comemorada em 14 de novembro.

Publicado em 2/4/2014 - 00:00

24_10_13_municipios02_rs_renato_nunes_quer_implantar_cemiterio_e_crematorio_de_animais
De autoria do vereador Renato Nunes, a matéria prevê que a data seja comemorada a cada 14 de novembro.

 

Caxias do Sul (RS) – A criação do Dia Municipal de Combate ao Racismo teve aprovação unânime do plenário. Para virar lei, o projeto passa a depender da sanção do prefeito municipal. De autoria do vereador Renato Nunes (PRB-RS), a matéria prevê que a data seja comemorada a cada 14 de novembro.

Um debate de mais de uma hora precedeu a votação. Sensíveis ao tema, diversos vereadores promoveram reflexões acerca da necessidade de se combater o racismo. O autor da proposição chegou a admitir ter sido vítima de preconceito por ser casado com uma negra. Nunes lamentou que ainda persistissem piadas envolvendo negros no cotidiano. Referiu que, em mais de 80 anos de história, a Festa da Uva só apresentou duas candidatas a rainha do evento.

Outros 13 vereadores também se manifestaram. Edson da Rosa procurou esclarecer que as pessoas possuem uma só raça, a humana. Explicou que as diferenças ficam por conta de costumes e tradições culturais denominados etnias. Denise Pessôa alertou que, no Brasil, existe muita oposição à política de cotas raciais.

Segundo a proposta, se ela virar lei, a prefeitura, o Conselho Municipal da Comunidade Negra, a Coordenadoria da Igualdade Racial e outras entidades promoverão seminários, palestras, debates, sessões públicas, bem como, a elaboração de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e comunidade geral, procurando, assim, diminuir a incidência de racismo.

Fonte e foto: Ascom – Câmara Municipal de Caxias do Sul

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend