Campanha vai combater importunação de mulheres no transporte público

Campanha vai combater importunação de mulheres no transporte público

Campanha “Pare! Não à importunação no transporte público” foi lançada na quarta (5), pela secretária de Políticas para Mulheres de Salvador (BA), Rogéria Santos

Salvador (BA) – Completando um ano de sanção da Lei da Importunação Sexual (nº 13.718/18), o número de denúncias contra o crime dobrou na Bahia. Diante desta realidade e com o objetivo de combater esse tipo de violência presente na rotina da mulher soteropolitana, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB), lançou na quarta-feira (5), a campanha “Pare! Não à importunação no transporte público”.

Na oportunidade, cerca de 300 motoristas e cobradores municipais participaram da palestra ministrada pela juíza titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher, Andremara dos Santos, que explicou sobre a Lei da Importunação Sexual e como eles devem agir ao presenciarem casos no dia a dia.

“Esta campanha, inicialmente, vai durar até fevereiro com capacitação dos motoristas e cobradores de ônibus municipais, além das ações educativas nos terminais rodoviários para conscientizar a sociedade em geral. O nosso objetivo é estender por tempo indeterminado, expandindo também para transporte aéreo e marítimo”, explicou a secretária da SPMJ, Rogéria Santos (Republicanos).

A campanha “Pare! Não à importunação no transporte público”, visa realizar ações de abordagem informativa e educativa, para conscientizar os profissionais que atuam em transporte público e a sociedade em geral, divulgando a Lei da Importunação Sexual (Nº 13.718/2018), por meio de capacitações, distribuição de material informativo e orientações.

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

A campanha integra os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma campanha internacional que visa sensibilizar e compartilhar conhecimento e inovação no que se refere a prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas, visando levar e multiplicar informações sobre as diversas formas de violência contra mulher.

Ação educativa

Logo após o lançamento da campanha, ocorreu a primeira ação educativa, na Estação Nova Lapa, onde foram distribuídos materiais informativos, além da conscientização cidadã e instrução acerca da Lei de Importunação Sexual às pessoas que transitavam pelo local e dentro dos ônibus.

Nos próximos dias, os demais colaboradores das empresas de transporte do município serão capacitados quanto ao tema, para assim estarem aptos para identificar os casos e saberem como agir ao enfrentar violações dos direitos da mulher no transporte público.

Texto: Isabel Tavares
Fotos: Monalisa Pereira
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.