Camila Moura promove Sessão Solene para conscientização do Autismo

Com a participação de pais e profissionais da área de saúde, a vereadora destacou que é preciso entender o autismo para ajudar as pessoas a viver melhor

Publicado em 22/4/2017 - 00:00

Além de autora do requerimento para realização da sessão, a republicano presidiu a solenidade
Além de autora do requerimento para realização da sessão, a republicano presidiu a solenidade

Cruz das Almas (BA) – Por iniciativa da vereadora Camila Moura (PRB), a câmara municipal realizou, na última quarta-feira (19), uma Sessão Solene em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Pais de crianças autistas, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e outros profissionais da área de saúde, além de lideranças locais, participaram do debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Presidida pela republicana, a sessão também contou com debates sobre outros assuntos, como o preconceito contra o autismo; os direitos dos portadores do transtorno, assegurados pela seguridade social; o olhar social em relação ao transtorno; o TEA na visão da psiquiatria; e as práticas educacionais que possibilitam o desenvolvimento do autista.

Ao usar a palavra, a vereadora do PRB ressaltou que a luta pela inclusão social é prioridade no seu mandato, já tendo apresentado projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e também a implantação de um Centro de Referência em Educação Inclusiva. “São momentos como este que justificam o nosso papel como parlamentar. Estou tendo a oportunidade de promover essa conscientização, que é ímpar para a nossa cidade, onde temos a oportunidade de refletir, conscientizar e reafirmar o nosso compromisso para fortalecer políticas públicas que permitam a inclusão e qualidade de vida dessas pessoas”, destacou Camila Moura.

camila-moura-prb-autismo-cruz-das-almas-foto1-ascom-20-04-2017.jpegO debate contou com a presença de Renato Pereira, pai de um criança autista; o Palhaço Pipoca; o gerente regional do INSS, Gabriel Santos; a assistente social Ana Carla Damasceno; o psiquiatra Rogério Santos; a psicopedagoga Elisângela Abreu; e o psicólogo Fábio Araújo, que falou sobre a razão e a emoção das pessoas que convivem com o transtorno.

Oradora oficial do evento, Lidiane Teles, mãe de autista, uma das idealizadoras do Grupo TEAceito e militante da luta em prol das pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista, explicou que as crianças com TEA precisam de apoio e amor para enfrentar o transtorno.

Também estiveram presentes integrantes do grupo TEAceito; profissionais da área de educação; Major Marcelo, comandante da 27° CIPM; secretário de saúde de Mutuípe e ex-vereador, André Eloy; a pediatra Dra. Rita Ramos; e a psicóloga Priscila Barreto.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Rebeca Moreno / Ascom – vereadora Camila Moura

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend