Câmara do Recife vai debater novo Fundeb

Câmara do Recife vai debater novo Fundeb

O debate foi sugerido pela vereadora Professora Ana Lúcia e será realizado na terça-feira (17), atendendo à reivindicação de profissionais da educação da cidade

Recife (PE) – A Câmara Municipal do Recife realizará uma audiência pública com que irá debater o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, (Fundeb), e a qualidade da educação. O debate surge como iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), atendendo à reivindicação de profissionais da educação da cidade.

“O Fundeb é o maior investimento para quem acredita na educação básica pública de qualidade, é uma luta nacional, e por isso temos que envolver os Conselhos Municipais de Rducação, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação,  os Sindicatos, as Associações, toda a categoria de professores, inclusive a comunidade,  as famílias, e os estudantes, por que esse  Fundo  tem garantido o crescimento dos índices, e a inclusão de fato e de verdade da população, e contribuído na garantia do direito à educação.  Ele foi criado para 10 anos, extingue-se esse prazo ano que vem. Por isso é fundamental   construir esse debate para que o Fundeb se torne um Fundo fixo de Financiamento, sobretudo para os municípios pequenos, onde, em muitos casos, esse é o único recurso que é investido em educação”, pontuou Ana Lúcia.

O Fundeb é composto por recursos arrecadados por estados e municípios, além de uma complementação pela União. O Fundo é hoje, o principal mecanismo de financiamento da educação básica, que vai da creche ao ensino Médio. Está, no entanto, com os dias contados, e caso não seja renovado deixará de existir em 2020. Para que isso não aconteça, três propostas de emendas à Constituição que tornam o Fundeb permanente tramitam no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, é discutida a PEC 15/15. A intenção é, com um novo Fundeb, ampliar a contribuição da União, que é o ente federado que mais arrecada, de acordo com a Agência Brasil.

Texto: Anabelli Cavalcanti/Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia
Foto:  Carlos Lima
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.