Câmara do Recife aprova projeto que visa garantir direitos de terceirizados

Câmara do Recife aprova projeto que visa garantir direitos de terceirizados

Iniciativa do vereador Rinaldo Junior (Republicanos), projeto torna obrigatória a comprovação do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias

Recife (PE) – A Câmara Municipal aprovou na terça-feira (27), em segunda discussão, um projeto que acrescenta dois dispositivos à Lei nº 14.985/1987, que trata das licitações e contratos da administração pública municipal. De autoria do vereador Rinaldo Junior (Republicanos), o Projeto de Lei nº 82/2019 vai tornar obrigatória a comprovação do cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias por parte das empresas prestadoras de serviços terceirizados. A proposição seguirá para sanção do prefeito.

Durante a reunião plenária, o parlamentar subiu à tribuna para defender a proposta. Às galerias repletas de trabalhadores, Rinaldo Junior lembrou sua trajetória sindical e falou dos problemas criados pela falta de garantia de direitos. “Esse projeto vai melhorar a lei de licitação dos contratos. Ao longo da vida, encontrei todos os dias trabalhadores que perdem seus direitos. Quando um contrato de terceirizados se encerrava, começava outro. Muitos empresários ainda não cumprem seu dever de recolher encargos previdenciários e trabalhistas”, disse o republicano.

O primeiro dos dispositivos cria o dever de comprovação mensal dessas obrigações ao órgão responsável pela contratação. Já o segundo dispositivo estabelece que a não comprovação do cumprimento poderá motivar a rescisão do contrato.

Em um aparte, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) elogiou a iniciativa de Rinaldo Junior. “Vossa Excelência, como sempre, está defendendo o trabalhador. Esse projeto tem uma importância muito grande, principalmente para aqueles que vivem uma insegurança no trabalho”, disse.

O vereador Hélio Guabiraba (sem partido) elogiou a disposição do colega para tratar das causas da classe trabalhadora. “Não poderia deixar de ocupar o microfone de aparte para parabenizar Vossa Excelência por seu comportamento nesta Casa quando se trata do trabalhador. Vossa Excelência chegou aqui para trabalhar em prol dos mais necessitados. Pode contar com meu voto”, comentou.

Texto e foto: Ascom – Câmara Municipal do Recife
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.