Câmara derruba veto total contra projeto de José Freitas em Porto Alegre (RS)

O projeto será encaminhado novamente para o prefeito - que não cabe mais vetar e sim promulgar o projeto, transformando em lei municipal

A proposta será encaminhada novamente para o prefeito – que não cabe mais vetar e sim promulgar o projeto, transformando em lei municipal

Porto Alegre (RS) – A Câmara Municipal de Porto Alegre derrubou, na quinta-feira (4), o veto total do Poder Executivo ao projeto do vereador José Freitas (PRB) que cria a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase no município. Caso o veto tivesse sido mantido pelos vereadores, a proposta seria arquivada e perderia a validade.

Dentre outras atribuições, o projeto estabelece que caberá ao município fortalecer o cuidado integral das pessoas com psoríase em todos os pontos da rede, com a efetivação de modelo de atenção de caráter multiprofissional e divulgar para a população informações sobre a doença, como sintomas, tratamento e locais de atendimento.

Segundo o vereador, a psoríase é uma doença crônica, não-transmissível, dolorosa e para a qual não existe cura. Além da dor, prurido e hemorragia causada por psoríase, muitos indivíduos são afetados em todo o mundo pelo estigma da discriminação. “Os portadores da enfermidade têm um risco elevado para doenças cardiovasculares e hepáticas, diabetes, obesidade, Doença de Crohn, colite ulcerativa, síndrome metabólica e AVC”, explicou.

José Freitas observa que a 67ª Assembleia Mundial da Saúde incentiva, entre suas resoluções, que os estados-membros da organização empenhem esforços de defesa de sensibilização em relação à psoríase, lutando contra o estigma sofrido pelas pessoas que têm a doença.

Ele ressalta que até 42% dos portadores desenvolvem também artrite psoriásica, que causa dor, rigidez e inchaço nas articulações e pode levar à desfiguração permanente e deficiência. Além disso, muitas pessoas sofrem desnecessariamente de psoríase, devido a diagnóstico incorreto ou tardio, às opções de tratamento inadequados e insuficiente acesso aos cuidados.

Texto: Ascom – vereador de Porto Alegre 
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.