Câmara de Palmas aprova projetos em defesa dos animais

Câmara de Palmas aprova projetos em defesa dos animais

De autoria do vereador Rogério Santos, um dos projetos sugere a implantação de consultório popular e a vacinação itinerante para cães e gatos na capital

Palmas (TO) – A Câmara Municipal de Palmas aprovou, esta semana, projetos de autoria do vereador Rogério Santos (Republicanos) em favor dos animais. Dentre eles, o que pede a instituição do Programa “Amemais”, nas escolas públicas e particulares da cidade. Medida visa ensinar as crianças e adolescentes a importância da guarda responsável e os direitos dos animais.  A ação deve ser feita por meio de parceria entre o Poder Executivo e ONGs em defesa da causa.

Após a aprovação, Rogério Santos se reuniu com presidentes de ONGs e protetoras de animais para apresentar esse projeto e outros requerimentos aprovados em defesa da causa. Todas as propostas foram idealizadas por instituições e voluntários. Encontro contou com a presença do presidente do Centro de Controle de Zoonoses de Palmas, Auriman Cavalcanti.

No total, foram aprovados quatro requerimentos que pedem serviços públicos de saúde para gatos e cachorros, um deles, o de n° 1049/19, solicita a criação de um consultório municipal para cães e gatos, em parceria pública privada com universidades e clínicas veterinárias. O outro de n° 1050/19, pede a vacinação itinerante com distribuição de coleiras contra a Leishmaniose, doença mais conhecida como calazar. 

Outro requerimento, também aprovado pela Casa de Leis, é o que pede a ampliação de castração dos animais. O pedido também solicita a equiparação da cirurgia entre machos e fêmeas.

Este ano, de janeiro até agosto, 960 cães foram diagnosticados com a doença. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde que examinou 4 978 animais no Centro de Controle de Zoonoses.

A doença não só afeta os animais, como também humanos e pode levar à morte. A transmissão é feita através do mosquito palha.

Texto e foto: Ascom – vereador Rogério Santos
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.