Câmara de Boa Vista aprova projeto que cria serviço de ciclotáxi

Câmara de Boa Vista aprova projeto que cria serviço de ciclotáxi

Projeto de autoria do vereador Manoel Neves regulamenta a atividade de ciclotaxista no município

Boa Vista (RR) – A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou, na última semana, projeto que cria, regulamenta e permite a exploração do serviço de transporte de passageiros em bicicletas, o ciclotáxi. O texto segue agora para a sanção da prefeita Teresa Surita.

O texto é de autoria do vereador Manoel Neves (PRB), que justificou a necessidade da criação da profissão de ciclotáxi na capital, o que deve gerar empregos e recursos na cidade. “O projeto de lei nasceu de uma solicitação dos próprios profissionais dessa área. Eles defendem a criação do serviço de transporte na modalidade ciclotáxi, assim como sua regulamentação em Boa Vista”, afirmou Manoel.

Com a aprovação do projeto, os profissionais de ciclotáxi deverão participar de cursos de formação e habilitação técnica. O programa básico do curso para condutores do veículo contará com, no mínimo, 20 horas/aulas, abrangendo assuntos como noções de condução de ciclotáxi, legislação de trânsito, relações humanas, direção defensiva, prevenção de acidentes, primeiros socorros, noções de mecânica veicular e prática de direção veicular.

De acordo com o parlamentar, com a criação desse serviço a atividade desempenhada pelos profissionais, pessoas físicas, autônomas, empresas ou cooperativas, poderá ser credenciada junto à Prefeitura, para a exploração por meio de alvará municipal. A atividade será submetida à legislação aplicável a esse ramo do transporte público.

Pelo projeto aprovado, o condutor deverá obrigatoriamente usar colete de cor laranja com inscrição refletida de ciclotáxi, do ponto e do número do alvará, crachá de identificação, calçado adequado, sendo proibido o uso de calçados abertos. Já o usuário do serviço deverá usar capacete com inscrição do condutor, touca descartável e roupa de chuva quando necessário.

“Com a regulamentação e permissão para exploração desse serviço, será possível cobrar medidas que assegurem a fiscalização, vistoria e licenciamento desses condutores o que se reverterá em segurança e qualidade no trabalho para a população”, completou Manoel Neves.

Texto e foto: Ascom – vereador Manoel Neves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.