Câmara aprova projeto que proíbe canudos plásticos em estabelecimentos de Limeira

Câmara aprova projeto que proíbe canudos plásticos em estabelecimentos de Limeira

De autoria do vereador Nilton Santos, proposta propõe que estabelecimentos como hotéis, bares e restaurantes deverão disponibilizar canudos biodegradáveis para clientes

Limeira (SP) – A Câmara Municipal aprovou, na segunda-feira (3), projeto de lei do vereador Nilton Santos (PRB) que proíbe canudos plásticos em estabelecimentos comerciais como hotéis, restaurantes, bares e padarias. Os estabelecimentos serão obrigados a substituir os canudos de material plástico pelos de papel reciclável ou materiais com destinação final ambientalmente adequada.

De acordo com o texto do projeto, a obrigatoriedade também se aplica a clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie. No lugar dos canudos plásticos poderão ser fornecidos canudos em papel reciclável, material comestível ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes feitos do mesmo material.

Segundo Nilton Santos, a finalidade do projeto é combater o descarte de materiais plásticos devido ao impacto ambiental. “Com a aprovação desta lei, Limeira estará alinhada com as cidades mais desenvolvidas do mundo no combate à poluição do meio ambiente”, disse o republicano.

Nilton Santos alerta sobre os impactos que o uso de canudos plásticos pode acarretar. “Se cada brasileiro usar um canudo plástico por dia, em um ano terão sido consumidos mais de 75 bilhões de canudos. Na condição de signatários da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), é nosso dever ter uma gestão eficiente de resíduos e tornar nossa cidade mais sustentável”, defende o parlamentar.

A regulamentação das penalidades pelo descumprimento da obrigatoriedade, bem como o incentivo aos estabelecimentos comerciais a aderirem às novas normas caberá à prefeitura. O projeto segue agora para apreciação do prefeito que pode sancionar ou vetar a proposta.

Texto: Ascom – Câmara Municipal de Limeira
Foto: Cedida 
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.