Câmara de Caucaia aprova projeto que cria serviço de verificação de óbito

O vereador João Andrade destaca que a criação do serviço vai garantir informações corretas e ajudar no controle de doenças que ameaçam à população

Caucaia (CE) – A Câmara Municipal de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, aprovou na última semana uma indicação do vereador João Andrade (PRB) para a criação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO).

De acordo com o parlamentar, a proposta tem a finalidade de determinar a realidade do óbito, bem como a causa, desde que natural e não sob suspeita de violência.

“O esclarecimento de causas dos óbitos é importante para a família e para a comunidade. Fornece informações para a obtenção de benefícios sociais, como auxílio-funeral, seguros, pensões, além de alertar para medidas de saúde visando o combate e controle de doenças que ameaçam a vida das pessoas”, explicou João Andrade.

Segundo o vereador, em raríssimos casos existe o desejo dos familiares de que seja realizada necropsia e que quase todos desejam apenas a declaração de óbito para poder dar prosseguimento aos trâmites necessários para enumeração da pessoa querida.

“O aumento de custo gerado por estas necropsias em mortes de causas naturais é considerável e a dificuldade na obtenção da declaração de óbito gera possibilidade de esquemas de corrupção, envolvendo seu fornecimento ilegal”, alertou o parlamentar.

Ainda segundo o vereador, além do objetivo humanístico, que segue os preceitos básicos de respeito à integridade humana de conhecer a causa mortis, a população passa a contar com um serviço especializado em fornecer declarações de óbito com boas informações médicas, e também em dar orientações corretas sobre os trâmites a serem seguidos, justamente em um momento em que os familiares se encontram em intensa comoção.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Ascom – vereador João Andrade

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.