Balé Popular do Recife se torna Patrimônio Cultural Imaterial

Balé Popular do Recife se torna Patrimônio Cultural Imaterial

A iniciativa, segundo a vereadora Professora Ana Lúcia, visa valorizar a cultura da cidade

Recife (PE) – Foi sancionado projeto da vereadora Professora Ana Lúcia (PRB) que torna o Balé Popular do Recife Patrimônio Cultural Imaterial.

A iniciativa, segundo a republicana, visa valorizar a cultura da cidade. “Em nosso mandato, lutamos por tudo o que é nosso. O balé faz parte da nossa história, da nossa cultura, e têm enfrentado muitas dificuldades para continuar existindo. Essa é uma homenagem simbólica, para que o grupo seja lembrado e valorizado por tudo o que representa aos recifenses. Nossa intenção é que o balé continue existindo e que esse grupo se perpetue”, apontou a vereadora.

Balé Popular do Recife se torna Patrimônio Cultural ImaterialProfessora Ana Lúcia explica que a ideia de criar o projeto surgiu após discussões com entidades ligadas à cultura da cidade, e foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Ao apresentar a proposição na Casa, a vereadora detalhou a importância do Balé Popular do Recife e as dificuldades que o grupo tem enfrentado, como falta de sede própria, e de recursos para pagamentos dos artistas.

“Estamos vivendo dias difíceis, mas temos feito de tudo para manter essa história grandiosa. O balé está vivo por amor, nossos espetáculos têm sido criados por meio de nossa iniciativa particular, e esperamos que a partir deste momento possamos contar com o apoio dos que reconhecem a importância desse trabalho”, declarou Marconi Stylebrazil, diretor-geral do Balé.

De acordo com a convenção de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial, adotada pela Unesco, o patrimônio cultural imaterial é composto pelas práticas, expressões, conhecimentos e técnicas, que os indivíduos reconhecem como parte integrante do seu patrimônio cultural, que é transmitido de geração a geração, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

História

O balé teve início em 1976, quando o então secretário de cultura Ariano Suassuna e o artista encenador André Luís Madureira, ambos participantes do grupo teatral “Gente nossa”, resolveram fazer um trabalho experimental com danças e folguedos populares. Em maio de 1977, Ariano Suassuna rebatizou o grupo de Balé Popular do Recife, cuja proposta, desde o início, foi a de resgatar os festejos e folguedos populares do nordeste brasileiro, sempre em sintonia com a dança, o teatro e a música. Com quarenta anos de resistência, o grupo tem enfrentando dificuldades para se manter atuante.

Texto e fotos: Ascom – vereadora Professora Ana Lúcia

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.