Autismo será tema audiência pública na Câmara de Volta Redonda

Autismo será tema audiência pública na Câmara de Volta Redonda

Evento acontece no dia 4 de setembro, às 19h, e é uma iniciativa do vereador Washington Uchôa (Republicanos)

Volta Redonda (RJ) – No dia 4 de setembro, às 19h, o vereador Washington Uchôa (Republicanos) realiza uma audiência pública para tratar sobre os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento será realizado no plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda, no bairro Aterrado, aberto à população, e contará com a participação do secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto; da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna; da presidente da Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda (Apadem), Márcia das Candeias; além de professoras e diretoras de colégios da cidade especializados em autismo.

Segundo o vereador, o evento é importante para que se possa resguardar os direitos das pessoas com autismo, além de garantir o cumprimento da Lei Federal de nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

“A Lei 12.764/2012 afirma que todas as pessoas que convivem com o TEA têm direito a tratamentos, através do SUS, que sejam necessários para o seu desenvolvimento geral. Quero discutir também a inserção do símbolo TEA nas placas de atendimento prioritário em estabelecimentos e transportes públicos, um avanço em prol da acessibilidade e da inclusão, que já é lei em algumas cidades brasileiras”, explicou Washington Uchôa. Segundo ele, ainda existem obstáculos para que a legislação seja colocada em prática. 

Lei municipal

Washington Uchôa é autor da Lei 5.436, que concede horário especial aos servidores públicos de Volta Redonda, responsáveis por pessoas com necessidades especiais, que necessitam de atenção permanente. O objetivo é auxiliar as famílias que possuem em sua composição pessoas com necessidades especiais, garantindo que tenham mais disponibilidade para cuidar e dar melhor qualidade de vida a eles que, notoriamente, necessitam de mais atenção, tanto física quanto psicológica.

“Sei como é importante que os responsáveis tenham um tempo maior de dedicação. Levanto com muito carinho e respeito essa bandeira da acessibilidade e dos direitos das pessoas com necessidades especiais”, ressaltou o republicano, que é relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal.

 

Texto e foto: Ascom – vereador Washington Uchôa
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.