Associação dos pacientes renais do Piauí ganhará reforma

Associação dos pacientes renais do Piauí ganhará reforma

Vereador Levino de Jesus (PRB) visitou a sede da associação em Teresina e se comprometeu em ajudar na reforma da entidade

Teresina (PI) – Por iniciativa do vereador Levino de Jesus (PRB), a Associação dos Pacientes Renais do Piauí (Aprepi) ganhará uma reforma nos próximos dias. O parlamentar visitou a entidade, no centro de Teresina, na terça-feira (2), em companhia do vereador Stanley Freire, que é paciente renal, e do gestor da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Lima Silveira.

Segundo Levino, a associação atende, atualmente, cerca de 50 pacientes renais crônicos vindos de diversos municípios do Piauí onde são acolhidos e recebem auxílio para o tratamento. Além disso, a associação desenvolve campanhas informativas e palestras sobre prevenção da insuficiência renal crônica para o público externo.

“A infraestrutura da Aprepi, que se encontra no prédio da antiga Legião Brasileira de Assistência (LBA), é de grande preocupação para seus dirigentes, pois o local não possui acessibilidade e falta recursos para sanar os problemas existentes de infiltrações e outras necessidades de manutenção e conservação da estrutura física, além de sua mobília ser oriunda de doações e várias estão precisando de manutenção, ou até mesmo substituição. Estou abraçando essa causa de reforma do prédio, para isso estou contando com a sensibilidade do Samuel”, afirmou Levino de Jesus.  O parlamentar informou que a reforma está prevista para iniciar na próxima segunda-feira (8) de julho.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença.

Para Luiz Filho, presidente da Aprepi, os pacientes sofrem devido à falta de um mínimo de conforto. Segundo ele, há alguns uns meses o sofrimento dos pacientes era pela falta da medicação. “A falta de conforto também influencia diretamente na recuperação dos pacientes. É muito doloroso a pessoa ter que se submeter três vezes por semana a uma sessão de hemodiálise. Além da gente ter a preocupação com a nossa doença em si, ainda temos que nos preocupar se teremos acesso a medicação ou se o local está com um mínimo de conforto”, lamentou.

Ainda de acordo com o presidente da instituição, o Piauí possui mais de 2,8 mil pacientes renais e cerca de 70% deles não possuem a menor condição de comprar o próprio remédio ou se hospedar em hotéis quando têm que ir à Teresina.

“Como o vereador Levino se comprometendo em ajudar, estamos confiantes na resolução dessa situação. A vinda dos vereadores com o secretário Samuel na associação nos deixa muito feliz, em saber que eles estão conversando com o prefeito Firmino Filho e que a reforma dará início na segunda-feira”, destacou Luiz Filho.

Em Teresina, informa Levino, um projeto de lei sancionado pela Prefeitura determina atendimento prioritário aos portadores de doença renal crônica em estabelecimentos bancários, comerciais, órgãos públicos e outros serviços que realizem atendimento por meio de filas, senhas ou métodos similares.

Texto e fotos: Ascom – vereador Levino de Jesus
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.