Aprovado projeto obriga empresas a retirarem cabos inutilizados de postes

Aprovado projeto obriga empresas a retirarem cabos inutilizados de postes

Projeto de autoria do vereador Marcos Abdala determina que as empresas que não cumprirem a medida pagarão multa de R$ 1 mil por ocorrência

Piracicaba (SP) – A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na quinta-feira (7), projeto de lei do vereador Marcos Abdala (Republicanos) que obriga empresas que trabalham com cabeamento aéreo retirem fios em mau estado ou inutilizados em Piracicaba.

A proposta, diz ainda, que as empresas que não cumprirem pagarão multa de R$ 1 mil por ocorrência – valor que poderá ser ajustado anualmente. O republicano defende que o poder público necessita de instrumento legal que o legitime a fiscalizar, ainda que por amostragem, a situação dos cabos e exigir a sua retirada quando em más condições, pendentes da rede aérea.

Na justificativa da proposta, Marcos Abdala lembra que Piracicaba conta com imensa quantidade de cabos aéreos, instalados em postes por toda a cidade. “Trata-se de uma modelo arquitetônico que terá de ser revisado, mas que atualmente não possui solução próxima”, afirma o parlamentar, que observa que são comuns as notícias de cabos ainda energizados pendentes da rede aérea.

Abdala lembra, ainda, que, uma vez que o poder público somente permite a instalação dos postes, sem qualquer restrição de instalação de cabos, seja em quantidade ou em razão de seu tipo, não há qualquer forma de se saber qual a condição de manutenção de um cabo e mesmo a sua origem, a quem pertence ou a que título permanece instalado nos postes, visto que muitas vezes se trata de cabo instalado por autorização do concessionário titular do poste.

“A propositura vem corrigir uma grave distorção que vem tomando conta das ruas de Piracicaba e de inúmeras outras cidades: o abandono de cabos e fios baixos soltos em postes, após as empresas de energia, telefonia, TV a cabo e internet, dentre outras, realizarem reparos, trocas e substituições”, alerta Abdala.

Para entrar em vigor, a proposta deverá passar por mais uma votação e, se aprovada, segue para sanção do prefeito.

Texto:  Ascom – vereador Marcos Abdala
Foto: Fabrice Desmonts
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.