Abdala denuncia lixão a céu aberto em estrada rural de Piracicaba

Lixo descartado na estrada Duzentos Réis pegou fogo; vereador pediu providencias à Sedema para conter as chamas.

Publicado em 22/1/2019 - 00:00 Atualizado em 15/7/2020 - 16:29

Piracicaba (SP) – O vereador Marcos Abdala (PRB) denunciou o lixão aberto que está localizado em um trecho da estrada Duzentos Réis, no bairro Pau Queimado. O republicano foi até o local, na última semana, e constatou o descarte indevido de pneus, tecidos, lixo doméstico e até hospitalar.

Abdala denuncia lixão a céu aberto em estrada rural de Piracicaba

O problema é recorrente e tem gerado muitas queixas da população, apontou o republicano. Segundo Abdala, havia uma caçamba no local onde os moradores depositavam o lixo. Com a retirada deste coletor, os detritos passaram a ser deixados no chão, o que tem causado o acúmulo.

Abdala acolheu denúncias de que está havendo reciclagem de lixo em duas chácaras do bairro. Para ele, após selecionar o material destinado à reciclagem, os responsáveis estão descartando o restante do lixo de maneira irregular, causando transtornos à população do bairro.

O político afirmou que o bairro conta com o serviço de coleta. Leandro Rodrigues de Matos, morador do bairro, disse que o problema persiste há muito tempo, porém, a situação piorou depois que a caçamba foi retirada. “Com a caçamba o lixo não ficava exposto do jeito como está hoje”, contou.

Abdala informou que já encaminhou pedidos para a Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) e a Sema (Secretaria Municipal de Abastecimento) para que providenciem a limpeza e colocação de placas no local orientando quanto a não descartar lixo em local proibido. “Vou sugerir que sejam plantadas mudas e que os pneus sirvam como vasos”, afirmou.

Solução

A Prefeitura, juntamente com a empresa Piracicaba Ambiental, retirou três toneladas de lixo da Estrada dos Duzentos Réis, no bairro Pau Queimado, na manhã desta sexta-feira, 19/01. Além do lixo doméstico, foram retirados pneus e outros objetos.

A Piracicaba Ambiental informou que o recolhimento de lixo naquela região é regular, às terças, quintas e sábados, no período diurno. Apesar de toda estrutura criada pela Prefeitura, o depósito irregular em grande quantidade ainda é registrado nesse local e em outras áreas públicas da cidade.

Inicialmente, foram mapeados 39 pontos de descarte irregular, de forma recorrente. Hoje, após ações de conscientização, este número caiu para 27. Nesses locais, são descartados resíduos de construção civil, móveis como sofás, estantes e geladeiras, aparas, colchões, vasos sanitários e lixo doméstico. Para inibir essa prática, em muitos locais, a Sedema faz plantio de árvores, logo após a limpeza, mas em alguns casos, até as mudas são arrancadas.

Placas que sinalizam a proibição e a forma de denunciar o descarte irregular também são instaladas. De acordo com a Lei 178/06, o descarte irregular é passível de multa, no valor de R$ 423,41. Mas para que a Divisão de Controle e Fiscalização (DCF) possa autuar, é necessário o auxílio da população, que pode denunciar por meio do SIP, no telefone 156, com foto ou anotação da placa do veículo ou mesmo filmagem do veículo que faz o descarte.

Texto e foto: Ascom – vereador Marcos Abdala

Reportar Erro
Send this to a friend