Mulheres terão direito a 50% das instalações sanitárias de estádios em Belém

“Hoje, as mulheres frequentam estádios tanto quanto os homens e não tem estrutura adequada para serem recebidas”, diz vereadora Simone Kahwage

Publicado em 16/09/2019 - 00:00

Mulheres terão direito a 50% das instalações sanitárias de estádios em Belém
“Hoje, as mulheres frequentam estádios tanto quanto os homens e não tem estrutura adequada para serem recebidas”, diz vereadora Simone Kahwage

Belém (PA) – A Câmara Municipal aprovou, semana passada, proposta da vereadora Simone Kahwage (Republicanos) que obriga estádios e ginásios a reservar, no mínimo, 50% de suas vagas de instalações sanitárias ao público feminino. 

“Hoje, as mulheres frequentam estádios tanto quanto os homens e não tem estrutura adequada para serem recebidas. No Mangueirão, por exemplo, é preciso dar uma volta enorme até chegar ao banheiro”, disse Simone.

De acordo com o texto, a determinação não vai trazer prejuízo às vagas destinadas às portadoras de necessidades especiais. As instalações deverão estar sinalizadas, de fácil acesso e condizente com a dignidade do público atendido, devendo seguir os padrões estabelecidos pela Agência Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Isso é a melhoria do serviço prestado para a população. Como frequentador, sempre com a minha família, esposa e filha, vejo a necessidade da aprovação desse projeto. Ir ao estádio é programa de família. Temos que oferecer igualdade a todos”, afirmou o presidente da Casa, vereador Mauro Freitas.

Com a aprovação do projeto, o Executivo Municipal está autorizado a buscar parcerias junto às empresas públicas e privadas para o cumprimento da legislação. A empresa que será responsável pelas instalações deverá apresentar um projeto contendo as especificações da obra nova, ou adequação das instalações já existentes, que deverão estar devidamente autorizadas e depois de concluídas, vistoriadas pelos órgãos competentes.

Texto e foto: Ascom – Câmara Municipal de Belém

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro