Republicanas do DF apoiam campanha para coibir violência contra a mulher

Republicanas do DF apoiam campanha para coibir violência contra a mulher

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da República, Jair Bolsonaro, da primeira-dama Michelle Bolsonaro

Brasília (DF) – O Mulheres Republicanas do Distrito Federal participou, na segunda-feira (26), do lançamento da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. A cerimônia, que aconteceu no Palácio do Planalto, contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente da República, Jair Bolsonaro, da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da ministra da Mulher, da Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

O evento contou com a presença de secretárias republicanas de diversas regiões administrativas da capital federal. Entre elas, Ana Salles, responsável por Sobradinho e Luana Lima, secretária de Vicente Pires.

Para Tânia Teixeira, líder do movimento feminina no DF, estar tão perto e ver essa campanha acontecer foi gratificante. “Foi um marco na história das Republicanas brasilienses. Participar do lançamento da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher nos impulsiona a permanecer nessa luta, a não desanimar, a resgatar mulheres que sofrem e a encoraja-las, que é o que precisamos fazer. Muito feliz e honrada por ter participado e principalmente por ver as republicanas juntas, sorrindo e no mesmo espírito”, ressaltou.

Estatísticas

Só no primeiro semestre deste ano, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – recebeu 46.510 denúncias de violações contra mulheres. O número representa um aumento de 10,93% em relação ao mesmo período de 2018. Os dados, da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério, revelam a necessidade de convocar a população brasileira para combater a violência contra a mulher.

“Já passou da hora de combatermos a violência contra a mulher. É inaceitável que tantas mulheres no Brasil e no mundo passem sejam vítimas de agressão e tantos tipos de abuso. É hora de abrirmos nossos olhos para ver, abrirmos nossas bocas para denunciar e estendermos nossas mãos para acolher. Essa luta é de todos nós! Esta gestão não vai descansar até ver os índices da violência despencarem e chegarem a zero”, disse a Ministra Damares.

Damares também falou sobre inúmeras políticas e leis voltadas às mulheres já implementadas nesta Gestão. Em sua fala, a Ministra anunciou que, a partir de janeiro de 2020 o Ligue 180 também será atendido por vídeo conferência, para que mulheres surdas tenham garantidos o direito à acessibilidade e a denúncia. Também a partir de janeiro, segundo a Ministra, todas as delegacias do Brasil também serão delegacias da mulher. “Vamos capacitar todos os agentes de delegacias do Brasil. Nem que seja uma salinha pequenininha, todas as delegacias do país vão ter atendimento especializado à mulher”, disse ela.

A Campanha

No Brasil, a cada seis minutos, um caso de violência contra a mulher é registrado pelo Ligue 180. Com o objetivo de sensibilizar, esclarecer e convocar os brasileiros para uma união nacional no combate a esse grave problema, a Secom apresentou três vídeos publicitários, sendo um deles um clip com participação das artistas Simone e Simaria. Além desses produtos a serem veiculados em televisão aberta, a ação engloba spots de rádios e peças para cinema e internet, incluindo o uso da hashtag #vctemvoz. Confira aqui.

Texto: Gabbriela Veras/Ascom – Mulheres Republicanas Nacional, com informações do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.