Republicanas de SP debatem prevenção do câncer de mama

Republicanas de SP debatem prevenção do câncer de mama

Foram ouvidos especialistas sobre o tema e várias mulheres contaram suas histórias sobre como tem enfrentado o câncer de mama

São Paulo (SP) – As mulheres republicanas da capital São Paulo promoveram um encontro para conversar sobre as formas de prevenção do câncer de mama e ouvir mulheres que venceram o câncer. A roda de conversa foi realizada na Câmara Municipal de São Paulo, na última quarta-feira (16), e contou a participação de especialistas e mulheres que estão em tratamento. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa – campanha mundial de conscientização sobre a doença para as mulheres.

“Foi assustador, eu com 32 anos não esperava, pois não tinha histórico na família do exame do toque, por pensar que era jovem. Foi na consulta de rotina que a médica identificou e começou com os exames”, afirma a enfermeira Juliana Rodrigues. Esta é a história de vida de Juliana que no fim de 2014, foi diagnosticada com o câncer de mama, depois de fazer o exame de rotina. Após quase 5 anos, Juliana está no seu último ciclo de análises de observação e praticamente recuperada já considera a experiência como valiosa. “A sensação é de alívio, mas também de ressignificação de vida. Entender o quão frágil somos”, frisou.

Para a ginecologista Camila Barros, que foi uma das palestrantes do evento, o caso da Juliana e de outros portadores da doença poderiam ter sido descoberto antes, por meio do autoexame. “Todo momento é um momento para perceber seu corpo e fazer o exame de toque. Se sentir algo diferente, como um pequeno caroço no seio, isso tem que ser conversado, seja com seu médico ou especialistaQuanto mais cedo a descoberta do câncer, maior a chance de cura”, afirma Barros.

Republicanas de SP debatem prevenção do câncer de mama

Também esteve presente, o vereador republicano de São Paulo, André Santos. Ele ressaltou a importância do evento para informar às mulheres a respeito do autoexame. “Tenho certeza que vai ajudar muita gente a evitar grandes problemas no futuro. Então quero parabenizar essa mensagem que foi passada aqui, com experiências e pessoas que passaram e sofreram pelo câncer de mama”, afirmou.

Já a secretária municipal do Mulheres Republicanas, Zuleika Ferreira, destacou que o movimento está alinhado com temas atuais e saúde da mulher. “Este evento de conscientização foi maravilhoso e eu quis trazer as mulheres para conversar e falar do assunto, já que estamos no mês do Outubro Rosa, é a hora para falar do autoexame e o câncer de mama”, explicou.

Com cerca de 60 mil casos de câncer de mama no país a cada ano, o presidente municipal do Republicanos Capital SP, Marcos Alcântara, falou da prioridade que a militância tem dado à questão. “A importância da iniciativa é fazer as mulheres se envolverem mais com causas, como essa questão do Outubro Rosa, que é fundamental na saúde da mulher”, disse.

Além do evento, Alcântara destacou a atuação do trabalho que vem sendo realizado no Mulheres Republicanas, já que o foco é fazer com as mulheres se envolvam mais com a política. “A defesa da mulher é prioridade e nossa bandeira. Às vezes, vemos muitas mulheres se envolverem com a politica sem uma causa específica e queremos mudar isso”, finaliza Alcântara.

Texto: Daniel Borges – Ascom – São Paulo (SP)
Foto: Lucas Campos – Ascom – São Paulo (SP) 
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.