PRB presente em evento mundial de autoridades negras

Na Colômbia, Tia Eron participa da 3ª Cumbre Mundial de Alcaldes y Mandatarios Africanos y Afrodescendientes

Publicado em 23/9/2013 - 00:00

23_09_13_destaque03_colombia_ba_eron_na_cupula_mundial_autoridades_negras001
Entusiasmada, Tia Eron confirmou a decisão de realizar a 5ª edição do evento na cidade brasileira de Salvador, no estado da Bahia, em 2015

Cali (Colômbia) – Em viagem a Colômbia, a vereadora Tia Eron (PRB-BA) participou da terceira edição do evento que reuniu autoridades negras de todo o mundo, na última semana, nas cidades de Cali e Cartagena: A “Cúpula Mundial de prefeitos e líderes africanos e afrodescendentes”. Entre as lideranças estava o ativista político norte-americano, Jesse Jackson, que participou ao lado de Martin Luther King Jr. da luta pelos direitos civis para os negros nos EUA, como também, a primeira mulher negra a chefiar um ministério na Itália, a ministra da Integração Cécile Kyenge.

23_09_13_destaque03_colombia_ba_eron_na_cupula_mundial_autoridades_negras002O evento foi organizado pela AMUNAFRO, associação de prefeitos líderes de municípios com população afrodescendente, com o propósito de aprofundar o diálogo político em diversas cidades e tratar a cooperação internacional no que diz respeito ao deslocamento do povo africano. Entre vários temas havia “Políticas públicas com perspectiva voltada às mulheres” e “Cultura em desenvolvimento econômico”.

Entusiasmada, Tia Eron confirmou a decisão de realizar a 5ª edição do evento na cidade brasileira de Salvador, no estado da Bahia, em 2015. “Além de abrigarmos a maior diáspora africana da América do Sul, fomos reconhecidos como o país mais comprometido do continente com políticas de igualdade racial”, comemora a vereadora citando o sistema de cotas já implantado em vestibulares brasileiros para garantir a inclusão de candidatos negros.

23_09_13_destaque03_colombia_ba_eron_na_cupula_mundial_autoridades_negras003Já em entrevista a uma rádio local, Eron disse que é necessário romper com a naturalidade do racismo, apesar de já existirem leis sobre o tema. “Percebo que, aqui na Colômbia, mesmo com a lei que criminaliza o racismo, a naturalidade do racismo é muito forte. No Brasil também vivemos isso. Atitudes racistas e preconceituosas permeiam nossa sociedade com naturalidade no cotidiano das pessoas de todas as condições e classes sociais”, adverte a republicana.

A líder falou sobre as dificuldades enfrentadas no próprio País. “O racismo é uma prática culturalmente incorporada, mas que precisa ser combatida todos os dias. O Brasil tem muitas leis, mas a maior dificuldade é a aplicabilidade, que é algo que impede que se atinja o êxito para a igualdade racial”, reflete Eron. A vereadora comentou ainda sobre a necessidade de incluir a figura do negro em materiais didáticos infantis. “É preciso mostrar a beleza de ser negro como meio educacional infantil”, considera.

23_09_13_destaque03_colombia_ba_eron_na_cupula_mundial_autoridades_negras004Durante a visita ao país, a vereadora do PRB foi guiada por Gisela Perez Fonseca, na cidade de Cartagena. A jovem advogada trabalha na prefeitura da cidade e organizou junto a AMUNAFRO o encerramento do evento em seu município. Para Eron, a ativista desponta como uma líder colombiana de sucesso. “A Gisela tem potencial para ser a primeira negra a gerir a sua cidade”, observa Eron, que aproveitou para convida-la a visitar, em novembro, a cidade brasileira de Salvador para conhecer as políticas já realizadas tanto no combate ao racismo, quanto pelo reconhecimento e valorização das mulheres negras. A vereadora republicana, Eron Vasconcelos, ocupa a coordenação nacional do movimento PRB Igualdade Racial.

Também participou da cúpula mundial na Colômbia, a deputada federal brasileira, Benedita da Silva (RJ); a vice-prefeita brasileira, Célia Sacramento (BA); as prefeitas brasileiras: Rilza Valentim (BA) e Maria Quitéria (BA). Além de outras autoridades brasileiras como o vereador Silvio Humberto (BA) e o secretário de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Netinho de Paula.

Texto: Jamile Reis/ Agência PRB Nacional
Fotos: CumbreAfro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend