PRB Mulher promove evento em comemoração ao mês da mulher no Paraná

PRB Mulher promove evento em comemoração ao mês da mulher no Paraná

Para Marcilene Paes, coordenadora do PRB Mulher no Paraná, o evento serviu para enfatizar que as mulheres estão empenhadas em participar ativamente do cenário político

Curitiba (PR) – O PRB Mulher realizou no último sábado (23), mais um evento em comemoração ao mês da mulher. Desta vez, Curitiba foi o ponto de encontro das republicanas do estado sob a coordenação de Marcilene Paes.

O evento reuniu cerca de 300 pessoas e discutiu o tema “O Dinamismo da Mulher Atual”. Além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o encontro serviu para filiar novas republicanas, em mais uma ação que faz parte da campanha “Filia 10”. Na ocasião, mulheres que são destaque no estado foram homenageadas e houve, ainda, uma roda de conversa sobre diversas questões do empoderamento feminino.

Para a coordenadora do PRB Mulher no Paraná, o evento serviu para enfatizar que as mulheres estão empenhadas em participar ativamente do cenário político e que não possuem nenhuma pretensão em ficar de fora dos postos de decisão, seja do município, do estado ou do país. “Nós mulheres desempenhamos diversas funções diariamente, a política é só mais uma atividade no nosso dia a dia que fazemos com a dedicação e comprometimento que só a mulher tem”, disse Marcilene Paes.

A coordenadora do PRB Mulher do Rio Grande do Sul, Beth Colombo, participou do evento representando a coordenadora nacional do movimento, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ). Na oportunidade, Beth falou um pouco de sua história na política e de todos os desafios que o gênero enfrenta no ramo. Além disso, ela reforçou a necessidade de mais mulheres no parlamento. “A nossa essência é política. Logo, nós podemos fazer e mostrar às outras mulheres que nós somos capazes de trazer todo esse perfil diverso que temos, para a política partidária”, ressaltou.

Dentre as autoridades presentes no evento, o presidente do PRB Paraná e secretário estadual do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; o vice-presidente estadual do PRB, deputado federal Aroldo Martins; o deputado federal Luizão (PRB-PR); o deputado estadual Alexandre Amaro (PRB-PR); o presidente do PRB Curitiba, vereador Osias Moraes; a vereadora do município de Prudentópolis, Carina Rampi (PRB); e a secretária do PRB Mulher no Paraná, Rosimari Kloster;

O evento contou com sorteios de itens de beleza e sessões de empoderamento com a coach e escritora Carla Lourenço, que na oportunidade presenteou alguns exemplares do seu livro “Coaching- A hora da virada”.

Homenagens

Realizando trabalhos de excelência no estado, algumas mulheres foram homenageadas durante o evento, entre elas, a diretora de Planejamento Urbano de Pinhais, Karime Fayad, que foi candidata a deputada estadual pelo PRB no pleito de 2018, obtendo 14.119 votos. A republicana, que não obteve a eleição mas pretende continuar a jornada para conquistar a cadeira no parlamento, falou sobre a violência doméstica e feminicídio. “Precisamos de mais mulheres na política para lutar contra os números de violência à mulher. Precisamos desenvolver políticas públicas eficazes para combater esse alto número de violência contra nós. Número esse que vitimiza mulheres não só do Paraná mas do Brasil”, disse.

A funcionária pública Angeline Olivet, que exerce hoje seu 4º mandato como Conselheira Tutelar, e realiza um trabalho direcionado à adolescentes gestantes, portadoras de HIV, também foi homenageada.

Além delas, Neusa Vargas também foi uma das escolhidas para receber a honraria que vieram das mãos do deputado federal Aroldo Martins. Ela trabalha desde criança como catadora de minerais recicláveis. Hoje, ela é referência de coragem e ética junto aos catadores, tornando-se presidente da Associação dos Recicladores de Pinhais (Arepi), coordenando o trabalho de 28 associados, onde as mulheres representam 68% do total de colaboradores.

Roda de Conversa

Ao final do evento, uma roda de conversa foi proposta para tratar da questão do empoderamento feminino e a inserção da mulher na política. Como mediadora estava a coordenadora Marcilene Paes, que conduziu o bate-papo entre as republicanas presentes, o presidente estadual Valdemar Bernardo Jorge, a vereadora Carina Rampi e a coordenadora do PRB Mulher no RS, Beth Colombo.

Uma das participantes questionou sobre a formação que a mulher deve ter para estar capacitada. Para responder, o presidente do PRB Paraná ressaltou o trabalho da Fundação Republicana Brasileira (FRB) e os cursos que ela oferece para capacitação pessoal e profissional. “A FRB disponibiliza hoje diversos cursos em que a mulher pode aprender mais sobre a política, seja de forma presencial ou on-line. Essa é uma ótima maneira de se aprender mais sobre o tema”, disse Valdemar.

Para Carina Rampi, existem muitas recompensas após a mulher estar na política. “Conseguimos lutar por nossos direitos e lutar pelos direitos do outro. Precisamos de políticas públicas para atender famílias que são completamente desestruturadas. A nossa luta é grande mas nós temos que continuar”, ressaltou a vereadora.

Na oportunidade, Marcilene Paes incentivou mulheres a ocuparem seus lugares. “Temos as vagas mas elas não estão devidamente ocupadas”, disse a coordenadora, que ao avistar duas cadeiras vazias na primeira fileira do evento, incentivou as republicanas com frases de empoderamento, a ocuparem o lugar. “Temos que tomar posse dos nossos lugares, temos que ter atitude”, afirmou.

“Mulheres laranjas desonram a nós mulheres que fazemos a boa política e a política honrada. Ninguém precisa ser laranja, toda mulher tem competência”, ressaltou Beth Colombo, que completou: “Se te convidarem pra ser laranja, diga que laranja dá em laranjeira e nós mulheres estamos com os pés no chão, os olhos pra frente e a força total”.

Texto e fotos: Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.