PRB Mulher do Mato Grosso do Sul entra na luta contra a violência à mulher

PRB Mulher do Mato Grosso do Sul entra na luta contra a violência à mulher

Segundo a coordenadora do PRB Mulher MS, Raquel Correia, essas ações são importantes para ajudar as mulheres a se informarem e promover o empoderamento

Campo Grande (MS) – O PRB Mulher em Mato Grosso do Sul, sob a coordenação Raquel Correia, promoveu dois eventos em alusão à campanha nacional “Ei! Abaixa a sua mão. À não violência contra a mulher”, e também para lembrar o Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher, comemorado em 25 de novembro.

No dia 27 de novembro, a militância organizou na Praça Ary Coelho, no Centro de Campo Grande, uma “Parada Informativa” para conversar com a população sobre os cinco tipos de violência à mulher (agressão física, moral, sexual, patrimonial e psicológica). Além disso, as republicanas orientaram as mulheres sobre seus direitos e onde recorrer em caso de sofrer algum tipo de violência.

“Sair das paredes que te cercam para informar, para contribuir com a sociedade no combate a violência contra a mulher é gratificante. Na rua encontramos mulheres, mães e até homens precisando de ajuda ou pelo menos de uma informação,e isso as vezes é tudo que precisamos para empreender rumo a quebra desse ciclo de violência”, disse Raquel.

Já no dia 29, na sede do PRB Mato Grosso do Sul, foi realizada uma palestra sobre os direitos da mulher e o tema da não violência, ministrada pela Dra. Dora Waldow, advogada e secretária geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados e Membro da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS). O evento também contou com depoimentos sobre a violência contra a mulher, com o objetivo de mostrar às mulheres o quanto elas são capazes de superar toda e qualquer situação. Uma das convidadas foi Andressa Molina que durante muitos anos foi vítima de violência e resolveu contribuir com os presentes, sua história de luta e superação, através de um depoimento emocionado.

“Pensamos em alertar sobre os índices e riscos de violência sofrida pelas mulheres e fazer com que elas se tornem mulheres empoderadas e totalmente independentes”, explicou a coordenadora estadual do PRB Mulher MS.

Presente ao evento, o deputado estadual eleito, Antonio Vaz (PRB-MS) destacou a importância da ação. “Essa campanha é extremamente importante, os homens também devem aderir nessa luta de combate a essa atrocidade que vem ocorrendo com as mulheres em nosso país e no mundo. É inadmissível que isso aconteça em pleno século XXI”, disse o republicano, que acrescentou: “Confio no potencial da mulher e vejo que existem poucas mulheres que realmente querem pleitear um cargo eletivo, e essa é sim outra luta que a mulher deve aderir. Aqui em Mato Grosso do Sul aquelas que quiserem fazer a diferença, eu como deputado estadual estarei pronto para apoiar”.

O vereador de Campo Grande, Betinho (PRB), também prestigiou o evento.

Violência à mulher no estado

O Mato Grosso do Sul tem a sexta maior taxa de homicídios de mulheres do país, com 6,0 por 100 mil habitantes. O estado fica atrás apenas de Roraima, com 10; Paraná, com 7,2; Goiás, com 7,1; Mato Grosso, com 6,4 e Rondônia, com 6,2. Os dados de 2016 fazem parte do Atlas da Violência 2018, segundo o Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (IPEA) e Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Texto: Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – PRB Mato Grosso do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.