PRB lança campanha de combate à violência contra a mulher

PRB lança campanha de combate à violência contra a mulher

Com o tema: “Ei, abaixa sua mão! – À não violência contra a mulher”, o PRB Mulher quer incentivar as vítimas a denunciarem seus agressores

Brasília (DF) – Diante dos números alarmantes de mulheres assassinadas ou que sofrem com a violência doméstica, o PRB Mulher lançou, recentemente, a campanha: “Ei, abaixa sua mão! – À não violência contra a mulher” com o objetivo de incentivar as vítimas a denunciarem seus agressores.

A coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes (RJ), chama a atenção para as estatísticas da violência e a importância de as mulheres buscarem apoio.

“Não podemos mais aceitar nenhum tipo de violência contra a mulher, seja verbal, física, psicológica ou qualquer outro tipo. Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofram caladas e não pedem ajuda. A vergonha, a dependência emocional ou financeira do agressor são alguns dos principais motivos para esse silêncio. Vamos mostrar a essas moças como elas podem ser libertas dessa prisão, com informações de aonde e como procurar ajuda. Essa é só a primeira missão do PRB Mulher”, afirmou Rosangela.

De acordo com dados do balanço do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, de janeiro a junho de 2018 a central recebeu 72.839 denúncias, e de janeiro a dezembro de 2017 o serviço recebeu 156.839 denúncias.  Os dados mostram aumento de 37,3% no número de homicídios denunciados e de 16,9% nos relatos de violência sexual.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia são os que mais tiveram ocorrências. Por região, a Norte registrou o maior crescimento de denúncias em comparação com o primeiro semestre de 2017. No Amazonas o aumento foi de 34,8%, em Roraima 34,6% e no Amapá 6,1%.

Quanto aos assassinatos brutais de mulheres, o Distrito Federal já registrou 19 casos este ano. Um aumento de 45% se comparado aos crimes acumulados de janeiro a julho do ano de 2017. Em Minas Gerais, segundo dados divulgados pela Polícia Civil do estado, a média é de uma morte de mulher enquadrada como feminicídio a cada três dias. Os 106 assassinatos registrados entre janeiro e setembro deste ano são 5% superiores aos 101 casos do mesmo período do ano passado.

Dados do Instituto de Segurança Pública mostram que, de janeiro a junho de 2018, o Rio de Janeiro registrou 37 casos de feminicídio, também aumentou em comparação ao ano de 2017.

“Desejamos que essas mulheres percam o medo e denunciem. Sabemos que não é fácil, mas é necessário. É preciso também mudar o comportamento machista da sociedade. Às vezes, na própria delegacia elas são maltratadas e julgadas e acabam desistindo de denunciar e voltam para casa e todas nós já sabemos o triste fim dessa história”, concluiu Rosangela.

Você sabia?

A cada dois segundos uma mulher é vítima de violência física ou verbal no Brasil. Logo, 12 mil mulheres são agredidas diariamente no Brasil; uma mulher é vítima de estupro a cada nove minutos; e três mulheres são vítimas de feminicídio a cada um dia.

Desde 9 de março de 2015, a legislação prevê penalidades mais graves para homicídios que se encaixam na definição de feminicídio – ou seja, que envolvam “violência doméstica e familiar e ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher”. Os casos mais comuns desses assassinatos ocorrem por motivos como a separação conjugal.

Texto e arte: Ascom PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.