PRB Igualdade Racial promove palestras em Viamão (RS)

PRB Igualdade Racial promove palestras em Viamão (RS)

O objetivo foi debater a discriminação, a luta por direitos igualitários e as políticas públicas para a educação e trabalho

Viamão (RS) – O PRB Igualdade Racial promoveu evento para debater a discriminação, a luta por direitos igualitários e as políticas públicas para a educação e trabalho. O debate, em alusão ao Dia da Consciência Negra, aconteceu na Câmara Municipal de Viamão, no Rio Grande do Sul, no último dia 18 de novembro.

O evento foi organizado pelo coordenador estadual do movimento, vereador Xandão Gomes (PRB), e contou com várias palestras. “Igualdade Racial para nós é trazer oportunidade para todos, é tratar o ser humano com respeito e com aquilo que lhe é de direito”, disse Gomes.

A primeira palestra foi ministrada pela advogada Karla Meura, que falou sobre as ações afirmativas para a igualdade de gênero e raça. “O racismo é também uma ideologia, um pensamento político e social que prega a hierarquização de raça”, explicou. Karla contextualizou historicamente a discriminação, a escravidão e a luta por liberdade e direitos iguais nos diversos grupos étnicos, em especial os negros. Também falou sobre os caminhos para combater as diferenças na sociedade, com políticas públicas que promovam a integração étnica e combatam o racismo.

Para debater sobre o papel e a importância da juventude negra, o advogado Leandro Soares trouxe dados de pesquisas que mostram a atual realidade do jovem negro no Brasil, principalmente no que diz respeito à violência e criminalidade. Para isso, destacou números do mapa da violência. “Nos dois últimos anos houve, a diminuição de 14% nas mortes de jovens brancos. Deu certo, ótimo. Porém, aumentou em 18% o número de mortes de jovens negros”, destacou. O advogado reforçou, ainda, que é necessário que os jovens estejam participando ativamente na política, para representar as diversas etnias e lutar por espaço e direitos.

A terceira palestra foi realizada pela representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Dra. Martina Rodrigues, que abordou o aspecto das políticas públicas para reduzir as desigualdades entre as etnias. “Mesmo sendo maioria na população, o negro e o pardo ainda não são respeitados”, lamentou. No entanto, explicou que trabalhar nas escolas de base, começando por uma melhor remuneração do professor e promovendo a igualdade desde as primeiras interações das crianças, é um passo na conquista do espaço de respeito e importância do povo negro na sociedade.

Estiveram presentes também o subcoordenador estadual do PRB Igualdade Racial ,Leandro Raupp, representantes do PRB de Cachoeirinha, representantes da Fadergs do vice-prefeito de Viamão, Russinho.

Texto: Thayse Rodrigues / Ascom – vereador Xandão Gomes
Fotos: Marcielle Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.