Mulheres Republicanas promove mobilização em prol da não violência à mulher

Mulheres Republicanas promove mobilização em prol da não violência à mulher

A ações da campanha “Do Luto à Luta” serão realizadas em diversos municípios do Rio de Janeiro até o próximo dia 13 de dezembro

Rio de Janeiro (RJ) – No final do mês de novembro, o movimento Mulheres Republicanas relançou a campanha nacional “Do Luto à Luta” que está inserida, em outra campanha com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e trata sobre os 21 Dia de Ativismo pela Eliminação da Violência Contra a Mulher.

Desta forma, o Mulheres Republicanas do Rio de Janeiro, está mobilizando seus municípios para que a causa seja devidamente reivindicada e reconhecida em suas respectivas regiões.

Tânia Bastos, secretária estadual do movimento feminino e vereadora da cidade do Rio de Janeiro, convocou as republicanas, disseminando entre elas a necessidade de todas estarem vestindo a camisa da campanha. “Temos que nos unir e dar um basta em toda essa violência. Isso só será possível com punição exemplar aos agressores e campanhas como essas”, disse.

Com uma série de eventos realizados e programados até o próximo dia 13 de dezembro, em prol da não violência e contra o feminicídio, as secretárias municipais têm reunido as militantes em diversas cidades do estado. Leda Domingues, secretária do Mulheres Republicanas em Belford Roxo, realizou a ação no último dia 30 de novembro para uma roda de conversa. “Nosso trabalho dentro do movimento, é conscientizar as mulheres vítimas de violência. Eu como mulher republicana, preciso ser atuante no meu município, preciso estar à frente das conquistas e dos retrocessos. Preciso cobrar de quem é devido, ações que possam combater esse alto número de violência à mulher”, ressaltou.

Leda, ainda convidou para falar sobre o tema, a delegada Rosa Carvalho, responsável pela DEAM – Delegacia de Atendimento à Mulher da cidade que relatou um pouco de sua atuação. “As mulheres têm buscado mais as delegacias, porque estão tendo mais acesso à informação. O número de registros tem aumentado por conta da conscientização e isso é importante. Está ocorrendo sim, uma mudança de postura por parte das mulheres, porque elas estão conscientes do que é a agressão, do que é a violência doméstica”, afirmou.

Municípios como Paraty e Duque de Caxias, também estão fazendo sua parte. Neste último, já foram realizadas as ações no centro da cidade e também no bairro de Saracuruna. De acordo com Cléa Craveiro, secretária do movimento no município, o trabalho de conscientização não pode parar e por isso segue realizando as ações. “Precisamos reivindicar nossos direitos e exterminar a violência ao nosso gênero. Levando a informação ao maior número de pessoas, conseguiremos obter sucesso na causa”, pontuou.

Para massificar ainda mais a campanha nos municípios, as republicanas seguem com a convocação de mais mulheres e também homens, para fazerem parte da ação de conscientização. Acompanhe abaixo, onde mais será realizada a campanha no estado e para obter maiores informações, basta acessar a rede social do Mulheres Republicanas Rio de Janeiro, no Facebook.

6/12 às 16h – Mulheres Republicanas Niterói
7/12 às 09h – Mulheres Republicanas Maricá
7/12 às 15h – Mulheres Republicanas Campos dos Goytacazes
8/12 às 16h – Mulheres Republicanas Mesquita
10/12 às 09h – Mulheres Republicanas Petrópolis
13/12 às 9h30 – Mulheres Republicanas Rio de Janeiro

Texto: Carolina Ribeiro/Ascom Mulheres Republicanas
Fotos: Mulheres Republicanas Rio de Janeiro

Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.