Mulheres Republicanas promove mobilização em prol da não violência à mulher

Mulheres Republicanas promove mobilização em prol da não violência à mulher

A ações da campanha “Do Luto à Luta” serão realizadas em diversos municípios do Rio de Janeiro até o próximo dia 13 de dezembro

Rio de Janeiro (RJ) – No final do mês de novembro, o movimento Mulheres Republicanas relançou a campanha nacional “Do Luto à Luta” que está inserida, em outra campanha com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e trata sobre os 21 Dia de Ativismo pela Eliminação da Violência Contra a Mulher.

Desta forma, o Mulheres Republicanas do Rio de Janeiro, está mobilizando seus municípios para que a causa seja devidamente reivindicada e reconhecida em suas respectivas regiões.

Tânia Bastos, secretária estadual do movimento feminino e vereadora da cidade do Rio de Janeiro, convocou as republicanas, disseminando entre elas a necessidade de todas estarem vestindo a camisa da campanha. “Temos que nos unir e dar um basta em toda essa violência. Isso só será possível com punição exemplar aos agressores e campanhas como essas”, disse.

Com uma série de eventos realizados e programados até o próximo dia 13 de dezembro, em prol da não violência e contra o feminicídio, as secretárias municipais têm reunido as militantes em diversas cidades do estado. Leda Domingues, secretária do Mulheres Republicanas em Belford Roxo, realizou a ação no último dia 30 de novembro para uma roda de conversa. “Nosso trabalho dentro do movimento, é conscientizar as mulheres vítimas de violência. Eu como mulher republicana, preciso ser atuante no meu município, preciso estar à frente das conquistas e dos retrocessos. Preciso cobrar de quem é devido, ações que possam combater esse alto número de violência à mulher”, ressaltou.

Leda, ainda convidou para falar sobre o tema, a delegada Rosa Carvalho, responsável pela DEAM – Delegacia de Atendimento à Mulher da cidade que relatou um pouco de sua atuação. “As mulheres têm buscado mais as delegacias, porque estão tendo mais acesso à informação. O número de registros tem aumentado por conta da conscientização e isso é importante. Está ocorrendo sim, uma mudança de postura por parte das mulheres, porque elas estão conscientes do que é a agressão, do que é a violência doméstica”, afirmou.

Municípios como Paraty e Duque de Caxias, também estão fazendo sua parte. Neste último, já foram realizadas as ações no centro da cidade e também no bairro de Saracuruna. De acordo com Cléa Craveiro, secretária do movimento no município, o trabalho de conscientização não pode parar e por isso segue realizando as ações. “Precisamos reivindicar nossos direitos e exterminar a violência ao nosso gênero. Levando a informação ao maior número de pessoas, conseguiremos obter sucesso na causa”, pontuou.

Para massificar ainda mais a campanha nos municípios, as republicanas seguem com a convocação de mais mulheres e também homens, para fazerem parte da ação de conscientização. Acompanhe abaixo, onde mais será realizada a campanha no estado e para obter maiores informações, basta acessar a rede social do Mulheres Republicanas Rio de Janeiro, no Facebook.

6/12 às 16h – Mulheres Republicanas Niterói
7/12 às 09h – Mulheres Republicanas Maricá
7/12 às 15h – Mulheres Republicanas Campos dos Goytacazes
8/12 às 16h – Mulheres Republicanas Mesquita
10/12 às 09h – Mulheres Republicanas Petrópolis
13/12 às 9h30 – Mulheres Republicanas Rio de Janeiro

Texto: Carolina Ribeiro/Ascom Mulheres Republicanas
Fotos: Mulheres Republicanas Rio de Janeiro

Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.