Mulheres Republicanas mobiliza o país no combate ao câncer de mama

Mulheres Republicanas mobiliza o país no combate ao câncer de mama

A ação integra iniciativas que incluem campanha em rede social, mobilização nas ruas e recomendações de ações para estados e municípios ao longo do mês de outubro

Brasília (DF) – Empenhadas na campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo lutar e conscientizar a população sobre o câncer de mama, o Mulheres Republicanas levará às ruas, ao longo deste mês, centenas de mulheres do movimento para fortificar a causa com a campanha “Eu me cuido #toemdia”.

“A princípio nossa campanha seria somente virtual, mas nossas republicanas são tão empenhadas e dedicadas que se organizaram para ir às ruas e não somente popularizar a chamada pelas redes sociais, mas também fazer chegar aos ouvidos de todos aqueles que de certa forma não possuem acesso à internet, sobre a importância e relevância da conscientização e prevenção ao câncer de mama,” destacou a secretária nacional do movimento, deputada federal Rosangela Gomes (RJ).

A campanha visa conscientizar as mulheres de que elas precisam estar em dia com os exames médicos e até o mesmo o autoexame. “Muitas são as mulheres que através do toque descobrem que há algo diferente em seu corpo e a partir daí iniciam a jornada. Sabemos que o nosso país carece de celeridade na questão dos exames realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e essa é uma das bandeiras que luto com a bancada do meu partido na Câmara dos Deputados”, destacou a deputada.

Com vários eventos programados no estado, a secretária estadual do Mulheres Republicanas do Ceará, Cássia Vasconcelos, está ansiosa para a realização da ação. “É importante levar conscientização a todos, mulheres e homens. Até porque o câncer de mama mesmo em raridade, também pode atingir o gênero masculino.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente 1% da população mundial masculina é acometida com a doença do câncer de mama. Entretanto, mesmo com esse número tão baixo, havendo o diagnóstico tardio ou a falta do tratamento adequado, ele também pode ser fatal. Já no caso das mulheres, a doença corresponde a 25% de novos casos a cada ano no mundo e no Brasil, o percentual é de 29%. Em 2017 foram registradas 16.927 mortes com a doença, sendo 16.724 mulheres e 203 homens.  A forma do diagnóstico funciona de maneira igual para ambos, através da mamografia, ultrassom e biópsia.

Já a partir de sábado (19), a campanha começa a ser realizada em diversas regiões do Brasil, inclusive em Pernambuco, que reunirá as mulheres na capital Recife, na Praça do Livramento a partir das 9h. Com a iniciativa da vereadora Professora Ana Lucia (Republicanos), o evento contribuirá com a população com aferição de pressão; orientação médica; medição de glicose; mamógrafo e um momento de atividades físicas.

Texto e fotos: Carolina Ribeiro/ Ascom – Mulheres Republicanas
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.