Mulheres Republicanas de Curitiba se prepara para Eleições 2020

Mulheres Republicanas de Curitiba se prepara para Eleições 2020

Republicanas se reuniram com o vereador Osias Moraes para tratar sobre estratégias e a participação das mulheres nas eleições do próximo ano

Curitiba (PR) – As Mulheres Republicanas de Curitiba se reuniram na quinta-feira (21) para apresentar o planejamento político de 2020. O vereador Osias Moraes (Republicanos) esteve presente e destacou a importância das mulheres na política.

“Somos o partido que mais incentiva as mulheres, sabemos o valor que elas têm. É nossa responsabilidade colocar mulheres qualificadas nas cadeiras políticas. E nós vamos ajudá-las nisso”, disse.

A Dra. Marcilene, vice-secretária nacional do movimento, mostrou que não pode existir rivalidade, e que é preciso saber trabalhar em união. “As cadeiras estão vazias de representação feminina. Não queremos tirar a cadeira dos homens, nós queremos sentar ao lado deles. Nós também temos o equilíbrio e precisamos trabalhar em crescimento, sendo nós mesmas, aprendendo com nossos erros e dando a volta por cima”, ressaltou.

“Nossa vida é dedicada a cuidar do próximo e nós conseguimos observar muito bem isso na nossa sociedade, nós temos a capacidade de olhar para os detalhes que muitos não enxergam. As vezes estamos tão distraídas com nossas ocupações que esquecemos de cuidar de nós mesmas e de exigir os nossos direitos e isso reflete na nossa sociedade e em nosso governo. Um exemplo desse descuido é o que aconteceu no Congresso Nacional, que somente em 2010 veio ter um banheiro feminino. Nós merecemos ser reconhecidas. Muitos estão preocupados com que mulheres preencham cotas eleitorais e não que façam a diferença, mas no Republicanos não é cota, é necessidade”, firmou a Secretária Municipal das Mulheres Republicanas, Amanda Leska.

No encontro estiveram presentes muitas recém-filiadas ao partido Republicanos, sendo algumas futuras candidatas para as eleições de 2020.

O porcentual de candidaturas femininas exigido pela Lei das Eleições (9.504/97) é de no mínimo 30% e máximo de 70%. De acordo com o sistema DivulgaCand Contas nas eleições municipais em 2016 o número de candidatas era de155.587, cerca de 31,60% em todo o país. Nas eleições estaduais de 2018 o porcentual continuou o mesmo com cerca de 31% de candidaturas femininas.

A pesquisa anual feita pela ONU Mulheres em parceria com a União Interparlamentar divulgada neste ano mostra que o Brasil está na 167ª posição em ranking de participação de mulheres na política.

O Republicanos tem consciência do equilíbrio que a política brasileira deve ter, sendo assim, incentiva as mulheres a buscar seus direitos concorrendo de forma igual e justa aos cargos governamentais.

Texto: Yasmin Caetano/Ascom – vereador Osias Moraes
Fotos: Pedro Henrique Vieira
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.