Luta contra a violência à mulher é tema do 1º Fórum PRB Mulher do Distrito Federal

Evento contou com a participação da coordenadora nacional do PRB Mulher, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) e diversas lideranças republicanas

Publicado em 11/12/2018 - 00:00 Atualizado em 26/6/2020 - 15:08

Brasília (DF) – Com base nos 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência à Mulher e na campanha nacional da militância feminina do partido, o PRB Mulher da capital do país realizou no último sábado (8), o Iº Fórum PRB Mulher Distrito Federal.

Realizado no auditório do Hotel Windsor, o evento foi realizado durante todo o dia e já começou com um discurso emocionado de sua anfitriã, a coordenadora distrital, Tânia Teixeira, que agradeceu a todos os presentes ao falar do principal objetivo do evento, a conscientização. “Realizamos nosso 1º Fórum com o tema da campanha da militância: ‘Ei! Abaixa sua mão. À não violência contra a mulher’ e sei que esse é um momento muito especial para todos. Acredito que a realização do evento, foi um marco para o PRB Mulher do DF e seus participantes, que saíram daqui mais edificadas e empoderadas. Isso foi visível”, destacou.

Para a coordenadora nacional do movimento, deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) que marcou presença no evento, a campanha da militância sobre a não violência à mulher, foi um sucesso. “Poder levar a todo o Brasil, informação para as vítimas de violência e conscientizar pessoas sobre o tema, foi o principal objetivo do nosso movimento. Tenho certeza que contribuímos de alguma forma para que dezenas de mulheres pudessem tomar coragem e denunciar a violência acometida. A campanha não acaba, ela é constante, infinita. Nada vai calar a nossa voz e nem nos fazer parar a nossa luta contra a violência à mulher. Vamos juntas, republicanas, lutar por igualdade e respeito”, destacou Rosangela.

A cientista política Daniela Rabello reforçou a força das mulheres na política. “Precisamos aumentar o número de mulheres no parlamento. Só assim nossos direitos e as políticas públicas para mulheres serão, de fato, aplicadas e instituídas. Nossa legislação é fraca quando se fala em Leis para mulheres. Tivemos a Lei Maria da Penha como um marco na proteção de nossas irmãs que sofrem violência, mas precisamos de mais mulheres lá dentro (parlamento), para lutar e aprovar Leis mais eficazes”, afirmou.

A ministra da Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres, Andreza Colatto participou do evento e parabenizou a campanha do PRB Mulher. “É primordial que possamos ajudar nossas irmãs e sermos mulheres que ergam outras mulheres. Em caso de violência, temos que nos meter sim, quando ver outra mulher em situação desfavorável”, disse. Na oportunidade, a ministra apresentou o clipe “Coração Pede Socorro” da campanha dos 16 dias de ativismo contra a violência à mulher, interpretado pela cantora Naiara Azevedo. O vídeo mostra uma relação abusiva, com várias situações de todos os tipos de violência e o dia-a-dia de uma mulher vítima, até o momento em que decide denunciar o agressor.

Já na parte da tarde, a solenidade contou com depoimentos de mulheres que passaram por situação de violência e palestras no âmbito jurídico, desde a abordagem dos agressores, quando denunciados, até a aplicação das punições, destacando a Lei Maria da Penha. A advogada Salete Aragão levou ao público um bate-papo esclarecedor e interativo, o que fez as mulheres refletirem sobre posturas na relação. Já a delegada chefe da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM-DF), Sandra Gomes, falou sobre suas experiências com o atendimento às vítimas.

Ericka Filippelli, futura secretária da Mulher do Distrito Federal, também marcou presença e falou sobre suas expectativas para garantir políticas públicas para as mulheres. “Continuaremos o trabalho que vem sendo desenvolvido. Sei que vamos contribuir ainda mais para a igualdade entre homens e mulheres, atuaremos firmes para a não violência e acima de tudo, pelo respeito às mulheres do Distrito Federal”, destacou.

Também participaram do evento, a republicana Renata Banhara e Èrica Paes, que abordaram suas experiências de vida na questão da violência. Ademais, Érica, lutadora de Jiu-Jitsu, falou também sobre seu projeto “Eu Sei Me Defender”, que ensina técnicas de luta adaptadas para a defesa pessoal de mulheres em situações de assédio, abuso e agressão.

Homens do PRB reforçam apoio às mulheres

Os homens se fizeram presentes e juntos com as mulheres mostraram força e unidade para fomentar políticas públicas e apoiar o movimento. O presidente da Fundação Republicana Brasileira (FRB) e coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira, destacou a participação de mais mulheres na política. “Temos que fomentar a vida política da mulher jovem, trazê-la para um partido político, para lutar por uma causa e mostrar a força feminina. Queremos mulheres e candidatas ao pleito, de verdade, com causa, e não filhos, netos e apadrinhados de políticos, queremos renovação. Assim, me coloco na linha de frente na causa das mulheres”, disse.

O deputado federal eleito, Julio Cesar (PRB-DF) e o presidente do PRB Distrito Federal, Wanderley Tavares, também estiveram no evento e se colocaram à disposição do movimento para lutar pelos direitos das mulheres.

O evento também contou com a participação do deputado distrital eleito, Martins Machado (PRB-DF), do secretário nacional do PRB, Evandro Garla e Joaquim Mauro, tesoureiro nacional do partido.

Texto e fotos: Ascom – PRB Mulher Nacional
Edição: Agência PRB Nacional

 

Reportar Erro
Send this to a friend