Circuito de palestras capacita republicanas no segundo dia de Seminário

Circuito de palestras capacita republicanas no segundo dia de Seminário

II Seminário de Formação Política do Mulheres Republicanas aconteceu nos dias 7, 8 e 9 e reuniu mais de 500 mulheres em preparação às Eleições 2020

Brasília (DF) – Aprendizado, palestras, debates e capacitação. Conhecimento é o saldo do segundo dia do II Seminário de Formação Política do Mulheres Republicanas, que aconteceu na sexta-feira (8), no Centro de Convenções do Brasil 21. Os olhos atentos e as anotações fizeram companhia às palestrantes, que passaram informações valiosas para as mais de 500 seminaristas presentes no evento.

Para iniciar o segundo dia, Leo Riesman e Elisa Castro da Salomon’s Brain apresentaram o tema “Mulher contemporânea: variedade e convergência de papéis”, a respeito do posicionamento feminino na política e na sociedade. “É possível ser feminista e ser conservadora! Observem Margaret Thatcher: lutou pela igualdade entre homens e mulheres e foi uma das principais líderes conservadoras do século passado”, declarou Leo seguido pelo complemento de Elisa: “Vocês podem criar o seu próprio conceito de feminismo e lutar pelas mulheres”. Além disso, apresentaram o novo direcionamento do Republicanos em relação à representatividade feminina no partido, do novo branding e a nova logo do 10.

Em seguida, tivemos a palestra sobre Oratória, ministrada pela cientista política Daniela Rabello que teve como principal objetivo, estimular as participantes a falarem em público, ensinar sobre a respiração e também manipulação de gestos durante discursos. Ela afirma que o nervosismo é comum e a adrenalina de falar em público sempre vai existir. “Mãos suadas, ‘dar um branco’ e gaguejar é algo bastante comum nesses momentos. Por isso, é importante aprender técnicas, treiná-las para conseguir falar em público sem que ela te atrapalhe e, claro, usar o seu corpo a seu favor”.

Reafirmando o dito popular “quem não é visto não é lembrado”, o time responsável por falar sobre comunicação, marketing e redes sociais foi formado pela coordenadora da Agência Republicana de Comunicação (Arco), Helen Assumpção e pela publicitária especializada em Marketing Digital, Natália Mendonça.

Na ocasião, Helen que falou especificamente sobre a comunicação institucional, falou sobre as mudanças do partido, o novo formato da comunicação da agremiação, além de afirmar que é essencial postar conteúdos nas redes sociais e estar presente no portal do partido. “Para isso, é necessário planejamento de conteúdo e saber o que o seu eleitor quer ler e atender essas demandas”. A coordenadora da Arco, também palestrou sobre a importância de ter um perfil sólido nas redes, para que você seja reconhecido tanto no meio digital quanto no físico.

Já a publicitária Natália, enfatizou a importância de possuir um veículo próprio de comunicação, como, por exemplo, blogs e sites. “Ali é o espaço ideal para contar histórias, compartilhar o dia a dia e, principalmente, desmentir fake news”, enfatizou. Ela também ressaltou a necessidade de criar uma base de contatos sólidas. “Vocês precisam ter leads para usar em e-mail e mensagens de WhatsApp. Essa é uma das melhores formas de distribuição de conteúdo da qualidade e criar intimidade com o eleitor”. Vale ressaltar que essa base de contatos não pode ser vendida, comprada ou compartilhada com terceiros, segundo a Lei nº 13.709/2018.

Para o coordenador acadêmico da Faculdade Republicana e doutor em ciência política, Leonardo Barreto, as preparações para as eleições de 2020 já devem começar ainda esse ano. “É muito importante iniciar a preparação para o pleito do ano agora! E vocês já fizeram: estão aqui nesses três dias de Seminário, aprendendo técnicas e se aperfeiçoando para alcançar o objetivo no ano que vem”.

A especialista em direito eleitoral, Dra. Vânia Aieta, destacou que é importante que mias mulheres tenham interesse em entrar para a vida pública para mudar a realidade uma das outras através de políticas públicas. “Nós mulheres temos jornadas triplas e até quádruplas para sustentar as nossas famílias. É fundamental que as senhoras tenham a visão de que, quem ocupa espaços públicos, devem lutar por melhorias para todas nós”. Além disso, a especialista destacou algumas mudanças na legislação eleitoral que começam a vigência já no ano que vem.

Encerramento

Amanhã, último dia de seminário, as palestras se intensificam com representantes do Republicanos. O objetivo é aprender mais sobre filiação, prestação de contas e conhecer o que o partido oferece às candidatas. Os convidados para as palestras são: o secretário nacional do Republicanos, Evandro Garla; Renato Junqueira, presidente nacional da Fundação Republicana Brasileira; e o tesoureiro nacional da agremiação partidária, Mauro Silva.

Texto: Gabbriela Veras e Cecília Castro/Ascom –  Mulheres Republicanas nacional
Fotos: Douglas Gomes
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.