Montes Claros terá uma banda de música municipal

Prefeito Ruy Muniz participa de conquista

Publicado em 26/02/2013 - 00:00

Montes Claros terá uma banda de música municipal
Já foram adquiridos por licitação 40 instrumentos musicais

Montes Claros (MG) – Pela primeira vez na história, a cidade de Montes Claros terá uma banda de música municipal. Entre os compromissos do grupo, segundo a Lei nº 4.236 de 09 de junho de 2010, estão difundir a música instrumental; fomentar a cultura local; executar concertos locais; participar de desfiles, solenidades, festividades e datas cívicas; desenvolver atividades da música instrumental junto à rede municipal de educação e promover cursos de formação musical.

A criação da Banda Municipal de Monte Claros foi consolidada na quarta-feira (20), numa reunião que contou com a participação do prefeito Ruy Muniz (PRB), da chefe de gabinete Raquel Muniz, de secretários, servidores e personalidades do meio artístico de Montes Claros.

Conquista

Durante o evento, o músico e presidente da Associação dos Artistas do Norte de Minas Gerais, Josecé Alves, que é servidor da Prefeitura de Montes Claros há 30 anos, colocou que já estava passando da hora da cidade ter uma banda. “Esse é um sonho de 30 anos, e estou tendo a oportunidade de assistir a essa conquista”, assinalou, ao destacar a importância da banda: “isso gera mais entusiasmo. Nem sei qual será a minha colaboração, mas sei que quero colaborar”, arrematou o servidor.

A ansiedade de Josecé é a mesma do secretário de Cultura, Carlos Muniz, que deseja que o projeto ganhe vida e as ruas o mais rápido possível. Mas para que isso aconteça, é necessário que o grupo seja formado. A lei assegura a participação de pelo menos 50% das vagas por servidores municipais efetivos ou contratados. “Por isso, informamos que podem se inscrever servidores municipais com aptidão musical, conhecimento de música ou que toquem algum instrumento musical”, explicou o secretário.

Depois de formado o grupo, ocorrerão os ensaios que serão coordenados pela maestrina da banda, Janice Pereira da Silva, aprovada no último concurso da Prefeitura no cargo de músico regente. Carlos Muniz espera que o grupo já esteja preparado para tocar no aniversário da cidade, no dia 3 de julho, já que a banda será marcial, ou seja, composta por músicos instrumentistas que habitualmente apresentam-se ao ar livre, fazendo movimentos corporais, como a marcha. A Banda Municipal de Montes Claros se assemelhará a bandas de músicas de instituições militares, como a da Polícia Militar.

Instrumentos

Para a criação da banda, já foram adquiridos por licitação 40 instrumentos musicais. A verba para a compra dos instrumentos é proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Tadeu Martins Leite no valor de 55 mil reais. De acordo com Geraldo Magalhães, gerente de convênios da Prefeitura de Montes Claros, não foi investido toda a verba, mas já foi autorizado o uso do valor restante para aquisição de mais instrumentos.

No dia 1º de março, às 18 horas, na Secretaria de Cultura, outra reunião está marcada para continuar os trabalhos em prol da formação da banda. No dia 7 de março, às 17 horas, no hall da Prefeitura, acontecerá a entrega oficial dos instrumentos. E os interessados em participar da banda podem se inscrever na Secretaria de Cultura, localizada na Rua Coronel Celestino, 99, Centro, até o próximo dia 28 de fevereiro.

Fonte: Ascom PRB-MG
Foto: Fábio Marçal

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro