Ministério do Esporte lança hotsite da campanha Grito de Paz

Ministro George Hilton recebeu membros de torcidas organizadas para divulgar mais um passo dado no combate à violência.

Publicado em 22/09/2015 - 00:00

george-hilton-prb-lanca-hotsite-da-campanha-grito-de-paz-foto-ascom-22-09-15-01
Ministro George Hilton recebeu membros de torcidas organizadas para divulgar mais um passo dado no combate à violência.

 

Brasília (DF) – Desde o início de sua gestão, o ministro do Esporte, George Hilton (PRB), vem trabalhando em uma importante frente para a sociedade brasileira, realizando movimentos para que chegue ao fim a violência nos estádios de futebol. Nesta segunda-feira (21), Hilton e o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogerio Hamam, mostraram a membros de torcidas organizadas o hotsite criado pelo ministério: o Grito de Paz (www.esporte.gov.br/gritodepaz).

george-hilton-prb-lanca-hotsite-da-campanha-grito-de-paz-foto-ascom-22-09-15-02Justamente no Dia Internacional da Paz, Hilton recebeu 15 membros de organizadas e falou sobre a importância dos representantes da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg) no movimento contra a baderna nos estádios. “A ideia é buscar a conscientização e a disseminação do hotsite por meio da Anatorg. A gente entende que eles têm um canal muito grande com todos as torcidas organizadas. É uma instituição que vem promovendo uma série de atividades, e o Ministério do Esporte tem como objetivo desenvolver ações que vão desde o trabalho de conscientização até a reativação da Consegue, uma comissão que trata do combate à violência nos estádios. Teremos um serviço de informação em que as pessoas poderão denunciar qualquer tipo de delinquência”, declarou o ministro, citando a Comissão Nacional de Prevenção da Violência e Segurança nos Espetáculos Esportivos.

“Trabalhamos a ideia da criação de um cadastro nacional com os membros dessas torcidas organizadas, e o objetivo do hotsite é dar um grito de paz. Os torcedores poderão dar esse grito de paz, gravando diretamente no site. Ou seja, estamos chegando a uma segunda etapa. No início do ano, retomamos a Consegue e agora entramos numa nova fase, trabalhando diretamente com os torcedores. Precisamos acabar com esse estereótipo de que torcida organizada é formada por delinquentes, pessoas violentas. A torcida organizada, para mim, é uma das manifestações culturais mais lindas deste país. É preciso preservá-los, mas não podemos tolerar que algumas pessoas se utilizem do futebol para praticar violência”, completou George Hilton.

Visão dos torcedores

O presidente da Anatorg, André Azevedo, elogiou a postura do ministro: “Não é novo estar com ele. Desde quando o ministro assumiu, ficamos muito felizes porque sempre se aproximou da gente. Vimos e ouvimos a ideia dele. Hoje foi importante porque outros membros de organizadas ouviram da boca dele. Desde o início do ano, estamos desenvolvendo várias ações, e é bom ver que o ministro não abandonou a causa”.

Azevedo pede paciência, pois uma vitória dessas não ocorre da noite para o dia. “Estamos fazendo um plano de prevenção, conscientização. Pode acontecer algum problema no fim de semana de clássico? Sim. É um trabalho de médio a longo prazo. Só não podemos desistir de acabar com a violência nos estádios. Estamos colhendo vários frutos. O problema é que conquistas são ofuscadas para a sociedade quando ocorre uma briga, um acidente de percurso”, continuou.

Beatriz Brandão, representante de uma das torcidas organizadas do Flamengo, elogiou o hotsite e se disse feliz com a proximidade do fim da violência. “Temos que trazer alegria, festa. Estimular a paz dentro dos estádios. A partir do momento em que o ministro nos traz para junto dele, ficamos mais felizes ainda. Não há ação melhor do que essa”, destacou.

Texto: Petronilo Oliveira / Ascom – Ministério do Esporte
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend