Marcos Jorge se reúne com novo presidente da Basf para a América do Sul

Encontro aconteceu na CasaE Basf, uma iniciativa inspirada no conceito de “ecoeficiência”, que apresenta tecnologias e soluções para a indústria da construção

Publicado em 11/6/2018 - 00:00

Encontro aconteceu na CasaE Basf, uma iniciativa inspirada no conceito de “ecoeficiência”, que apresenta tecnologias e soluções para a indústria da construção

São Paulo (SP) – O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge (PRB), esteve na sexta-feira (8) com o novo presidente da Basf para a América do Sul, Manfredo Rübens. O executivo assumiu as operações da companhia há um mês. O encontro aconteceu na CasaE Basf, uma iniciativa inspirada no conceito de “ecoeficiência”, que apresenta tecnologias e soluções para a indústria da construção. A casa fica instalada na cidade de São Paulo.

O espaço tem 400m² e apresenta soluções inovadoras e sustentáveis desenvolvidas pela Basf e seus parceiros, com o objetivo de divulgar tendências de tecnologias aplicadas ao setor da construção. A iniciativa pretende incentivar a redução do consumo de água e energia, garantir conforto térmico e acústico e aumentar a produtividade e durabilidade das construções.

Segundo o ministro é “importante ver na prática os resultados concretos do investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Essa iniciativa nos permite entender a aplicabilidade de diversas tecnologias”, disse.

Para Manfredo Rübens, “a CasaE é um exemplo de inovação e sustentabilidade e mostra soluções que atendem não só o setor de construção, mas diversas indústrias. Por isso, estamos orgulhosos de receber o Ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Marcos Jorge, na nossa casa conceito.”

O secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do MDIC, Igor Calvet, também acompanhou a agenda. Segundo ele, o contato permanente com o setor produtivo proporciona um conhecimento importante da realidade das empresas. “É in loco que conseguimos dimensionar e entender muitos dos desafios e gargalos enfrentados pela nossa indústria”, disse.

A Basf investe 1,8 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Os aportes em P&D destinados às operações instaladas na América do Sul são todos realizados no Brasil. A companhia alemã tem 150 anos e desde 1911 está instada no Brasil. No ano passado, a empresa tinha 3.833 colaboradores no país.

Casa econômica

A Basf planejou e construiu, no mesmo terreno, o projeto de uma casa econômica. A construção tem 32m² e foi desenvolvida com foco na redução do déficit de moradias urbanas. Um time de engenheiros e arquitetos da empresa recebeu o desafio de planejar e construir a casa protótipo em 45 dias. “O resultado foi uma moradia muito bem dividida, com os espaços muito bem aproveitados. Acredito que dá até para um casal morar nesse espaço e morar com bastante dignidade”, avalia o ministro.

Segundo a Basf, a metodologia, tecnologia e soluções aplicadas permitem uma construção mais rápida, eficiente, com redução de mão de obra e resíduos e, ainda, mais durável. A estrutura, cobertura e fechamento da Casa Econômica foi montada em três dias.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend