Marcos Abdala presta homenagem a personalidades da comunidade negra em Piracicaba

Nove personalidades de destaque na comunidade negra foram homenageadas no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra

Publicado em 23/11/2017 - 00:00

Marcos Abdala presta homenagem a personalidades da comunidade negra
Nove personalidades de destaque na comunidade negra foram homenageadas no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares e Dia da Consciência Negra

Piracicaba (SP) – Por iniciativa do vereador Marcos Abdala (PRB), a Câmara Municipal de Piracicaba, realizou solenidade em comemoração à Semana da Consciência Negra. Foram homenageados o tecnólogo José Roberto Ferraz, o empresário Flávio José Puente Castilho, a guarda civil municipal Franciane Cristina Aguiar, o radialista e fotógrafo Marcos Augusto Ferreira, a maquiadora Maria Helena Farias, a professora Ana Claudia Américo dos Santos, o capoeirista Paulo Cesar Ferraz, a gerente comercial Elisabete de Lima e a cabeleireira e capoeirista Isabel Farias.

Marcos Abdala abriu a reunião ressaltando as dificuldades que os negros passam há séculos. Lembrou, ainda, que a escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte e citou que “a criação de um dia comemorativo é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira”.

Marcos Abdala presta homenagem a personalidades da comunidade negraO vereador do PRB também parabenizou a sensibilidade do ex-vereador João Manoel dos Santos, por instituir em 1999 a solenidade do dia 20 de novembro em homenagem à Semana da Consciência Negra, e enfatizou a relevância da solenidade, no que destacou a representatividade de luta do ex-vereador.

História

No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a Lei 12.519/2011, se tornando feriado em muitas cidades do país. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão, de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

A abolição do tráfico negreiro deu-se em 1850, pela lei Eusébio de Queiroz. Após a abolição formal da escravidão, no dia 13 de maio de 1888, a busca de “liberdade” dos negros jamais cessou. O sentimento de discriminação sentido por todos os lados tornou o negro excluído da sociedade, marginalizado no mercado de trabalho. Essa exclusão foi aos poucos se diluindo. Mas, o negro optou por uma celebração simbólica dessa luta constante para sua libertação.

A criação de um dia comemorativo da Consciência Negra é uma forma de lembrar a importância de valorizar um povo que contribuiu para a formação da cultura brasileira. No dia 9 de janeiro de 2003, a lei federal 10.639 instituiu o Dia Nacional da Consciência Negra, no calendário escolar. O ensino da cultura afrobrasileira passou a fazer parte do currículo escolar em todo o país.

Texto e fotos: Ascom – vereador Marcos Abdala

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend