Marcos Abdala homenageia cantores sertanejos em Piracicaba

Marcos Abdala faz balanço do segundo ano de mandato

Republicano está em seu primeiro mandato de vereador na Câmara Municipal de Piracicaba (SP)

Publicado em 22/12/2018 - 00:00

Marcos Abdala faz balanço do segundo ano de mandato
Republicano está em seu primeiro mandato de vereador na Câmara Municipal de Piracicaba (SP)

Piracicaba (SP) – Depois de concluir o segundo ano de mandato, o vereador Marcos Abdala (PRB) fez um balanço de sua atuação. Segundo o republicano, Piracicaba, como toda e qualquer cidade do seu porte, tem dificuldades, principalmente financeiras, e ainda precisa de avanços em diversas áreas. “Infelizmente a crise financeira do país tem atrapalhado muitos dos planos propostos. Como legisladores, temos buscado alternativas para colaborar com o desenvolvimento da cidade”, comentou Abdala.

Habitação

Com uma atuação direta junto à população, Abdala apresentou importantes indicações, requerimentos e projetos em benefício dos piracicabanos. Em 2018, o vereador deu continuidade em sua atuação junto aos empreendimentos habitacionais Vida Nova. Ele acompanhou passo a passo o processo de entrega dos apartamentos.

Também, junto a Emdhap, Marcos Abdala busca a construção de novos empreendimentos habitacionais, já anunciados pela empresa. A primeira área está localizada no bairro São Jorge, na Rua Zulmira do Vale – Bairro Novo Horizonte, com terreno de 42.977,56m2; e a segunda área, denominada Morato, está localizada na Rodovia SP 147 – Samuel de Castro Neves, bairro Morato, com terrenos de 101.220m2 e 25.935,82m2 respectivamente.

Transporte

Como parte do atendimento dos novos moradores, o vereador do PRB questionou o secretário Jorge Akira, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, e pediu estudos para implantação de uma linha de ônibus que dê acesso do Conjunto Habitacional Vida Nova ao TCI (Terminal Central de Integração). Recentemente a Semuttran anunciou a criação da linha 415 – Vida Nova – Terminal Vila Sônia (TVS) que, segundo os beneficiários que ocuparão o condomínio, não atenderá aos moradores de forma satisfatória. “Continuamos lutando para o bom atendimentos dos futuros moradores do Vida Nova”, explicou.

Defesa dos animais

Abdala também é autor do projeto de lei que “proíbe utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido”. Em 2017, o parlamentar realizou audiência pública e decidiu retirar o Projeto de Lei Complementar nº 001/2017 para adequações buscando o bom senso, equilíbrio e exame criterioso para atender os animais, o ser humano, comerciantes e os eventos históricos da cidade.

Atualmente, o projeto de lei está aguardando parecer técnico do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) para voltar a tramitar na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Abdala também recebeu abaixo assinado com mais de 3 mil assinaturas e solicitará pareceres do Codepac (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural), Conselho Municipal da Saúde, Conselho Municipal do Idoso e Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência). “Muitas cidades, além de Piracicaba, têm buscado mudança nesse sentido. Não desistimos dessa luta. Vamos atuar fortemente nesse PL em 2019”, afirmou.

Urbanização

O republicano também acompanhou as obras de urbanização da comunidade Portelinha, Três Porquinhos (Novo Horizonte), Caiubi (Kobayat Líbano) e Sabiás, todas anunciadas pela Administração Municipal para receber serviços de rede de água e esgoto, drenagem e iluminação.

Nesse ano, o vereador também protocolou Projeto de Lei 323/2018, que obriga o alinhamento e retirada de fios, cabos e equipamentos excedentes, fixados em postes de energia elétrica. O projeto está sob análise das comissões internas da Câmara. Segundo Abdala, as empresas e concessionárias que operem com cabeamento aéreo no âmbito do Município, ficam obrigadas a realizar o alinhamento e a retirada dos fios, cabos e demais equipamentos fixados em postes, que não tenham mais utilidade ou estejam em mau estado de conservação.

Meio ambiente

Outro projeto proposto pelo parlamentar é o de proibir a venda e o fornecimento dos canudos plásticos nos estabelecimentos comerciais da cidade. Para Abdala, o projeto propõe um estilo de vida com menos consumo de recursos naturais visando a melhoria do meio ambiente. “Os estabelecimentos poderão substituir os canudos de plástico por canudos de papel biodegradável. Infelizmente, as políticas de incentivo aos sistemas de reciclagem ainda estão muito aquém do ideal. Por isso, no momento em que vivemos, é cada vez mais necessária uma política de racionalização de produtos e de materiais a serem utilizados”, explicou.

Marcos Abdala está em seu primeiro mandato. Ele assumiu a cadeira na Câmara Vereadores, sendo eleito suplente da 2ª Secretaria e presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, ambos no biênio 2017/2018.

Texto e foto: Ascom – vereador Marcos Abdala

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro