Marcos Abdala e presidente da Emdhap veem casas sob risco de desmoronamento

Marcos Abdala e presidente da Emdhap vistoriam casas sob risco de desmoronamento

Construções, erguidas na parte mais baixa das vielas íngremes que cortam a rua Pedro Morato Krahembuhl, são afetadas pela correnteza formada pelas águas das chuvas

Publicado em 28/2/2018 - 00:00

Marcos Abdala e presidente da Emdhap vistoriam casas sob risco de desmoronamento
Construções, erguidas na parte mais baixa das vielas íngremes que cortam a rua Pedro Morato Krahembuhl, são afetadas pela correnteza formada pelas águas das chuvas

Piracicaba (SP) – Pelo menos duas casas na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na região do Jaraguá, em Piracicaba (SP), correm o risco de desmoronar por conta da erosão que atinge o barranco que as sustentam. O início da temporada de chuvas, em dezembro, deu origem ao problema, já que as construções, erguidas na parte mais baixa das vielas íngremes que cortam a rua Pedro Morato Krahembuhl, são afetadas pela correnteza formada pelas águas.

O vereador Marcos Abdala (PRB) conferiu a situação na última semana, ao lado de João Manoel dos Santos, presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba). Em uma vistoria inicial, ambos apontaram a construção de um muro de arrimo como possível solução contra o desbarrancamento.

João Manoel adiantou, no entanto, que um engenheiro da autarquia irá ao local atestar a melhor alternativa para contornar o problema, ainda que não seja da alçada da Emdhap esse tipo de intervenção. Ele lembrou que é preocupação da gestão Barjas Negri levar infraestrutura para essas localidades.Marcos Abdala e presidente da Emdhap vistoriam casas sob risco de desmoronamento

“Como aqui é uma área em que estamos trabalhando a regularização, alguma intervenção pequena que der para fazer vamos procurar executar também. O prefeito tem sempre orientado as secretarias para que aquilo que der para fazer procuremos fazer para atender a comunidade e os vereadores. Nossa intenção é apoiar toda a Câmara, porque o vereador trabalha para a comunidade, que paga impostos”, afirmou João Manoel.

Uma das casas que correm risco é aquela em que vivem o gari Andrey Morais com a esposa e a filha. Ele começou a perceber o desbarrancamento sob o imóvel há um mês e meio. Fez fotos, acionou Marcos Abdala e percebeu, em um período de duas semanas, a erosão aumentar meio metro.

Além de representar perigo à casa de Andrey, de dois cômodos e um banheiro, o iminente desmoronamento atingiria uma fileira de residências posicionadas logo abaixo. “Com a época das chuvas, começou a desbarrancar. Até agora está assim, não sei o que será daqui para frente, com mais chuvas que virão”, disse o morador.

Marcos Abdala, que acompanha o caso desde o início, quando foi acionado por Andrey, chamou a atenção para a relação entre as águas das chuvas e a erosão do barranco. “Em 15 dias, o buraco aumentou bastante. É preciso conter o desbarrancamento para evitar que ocorra um desastre grave. Não é só a casa do morador que está comprometida, mas as que estão abaixo também”, afirmou o vereador, que seguirá em contato com o Executivo para resolver a questão.

Texto e foto: Rafael Santos – Ascom – vereador Marcos Abdala

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend