Objetivo é evitar mortes nas rodovias por causa de sono ao voltante
Publicado em 5/2/2017 - 00:00
Brasília (DF) – Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4969/16, do deputado federal Lincoln Portela (PRB-MG), que inclui o dispositivo de alerta de sono do condutor como item obrigatório para ônibus, com mais de dez passageiros, e caminhões. Esses equipamentos detectam sinais de sonolência do condutor e emitem aviso sonoro e visual para o motorista.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB, Lei 9.503/97), alterado pela proposta, já prevê itens obrigatórios como cinto de segurança e encosto de cabeça, mas o alerta de sono não está incluído na lista de exigências.
O sono ao volante é apontado como um dos fatores que mais contribuem para a ocorrência dos acidentes de trânsito no Brasil, afirmou Portela. Estima-se que de 17% a 19% das mortes no trânsito brasileiro, aproximadamente 7 mil por ano, são causadas por pessoas que dormem ao volante.
Os motoristas profissionais são, sem sombra de dúvidas, os que mais sofrem com esse problema , afirmou o deputado do PRB. Ele lembrou que cerca de um terço dos desastres em rodovias envolvem ônibus, micro-ônibus e caminhões.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Texto e Foto: Ascom – Câmara dos Deputados
Edição: Agência PRB Nacional
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.