Lei do deputado Benedito Alves combate trotes a serviços essenciais no RJ

Para o parlamentar, atitudes irresponsáveis como estas podem causar até à morte de pessoas

Publicado em 3/6/2018 - 00:00

Lei do deputado Benedito Alves combate trotes a serviços essenciais no RJ
Para o parlamentar, atitudes irresponsáveis como estas podem causar até à morte de pessoas

Rio de Janeiro (RJ) – Depois de aprovada em segunda discussão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e sancionada pelo governador do estado, a Lei 7.969, de autoria do deputado estadual Benedito Alves (PRB-RJ), passou a vigorar a partir do dia 21 de maio deste ano. A partir de agora, será obrigatória a veiculação de mensagens educativas de conscientização e de combate a trotes telefônicos para os serviços essenciais, como o Centro de Operações das Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) em todo o estado do Rio de Janeiro.

A medida pretende usar os placares eletrônicos, usados nas atividades esportivas e estádios, como veículo para fortalecer o alerta contra os trotes e ao mesmo tempo educar torcedores e os cidadãos em geral.

Segundo levantamento dos órgãos de segurança pública do Rio, diariamente, milhares de casos inverídicos ocorrem, como ligações de menores ou de pessoas com intenções maldosas para os números de emergência 190, 192 ou 193, acionando de maneira desnecessária viaturas e equipes de Polícia, do Samu ou de Bombeiros, situação que os mobiliza para uma tarefa falsa, em vez de priorizarem os casos em que realmente ocorrem uma situação de risco e mesmo de morte de pessoas vítimas de crimes, acidentes, incêndios, entre outros casos.

“Qualquer minuto perdido devido a trotes pode ser fatal e custar uma ou mais vidas, isso porque alguém que pratica este ato, de certo modo criminoso, ao ligar sem necessidade para um desses serviços tão importantes, está ocupando uma linha que pode, na verdade, estar sendo essencial para outra pessoa”, alertou Benedito Alves.

O republicano espera que, com a norma, mensagens educativas, empregadas inclusive nos placares eletrônicos espalhados em estádios ou espaços com atividades esportivas, possam ajudar a conscientizar as pessoas a não praticarem os trotes telefônicos, ao mesmo tempo em que colabora para a redução deste índice tão comum e abusivo, que leva pessoas, vítimas de algum tipo de situação de perigo, a casos graves e até a riscos de morte.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Benedito Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend