Lei de Carlos Gomes pune trotes telefônicos

Brincadeiras mobilizam atendentes do Rio Grande do Sul

Publicado em 07/05/2013 - 00:00

Lei de Carlos Gomes pune trotes telefônicos
Brincadeiras mobilizam atendentes do Rio Grande do Sul

Porto Alegre (RS) – Um dos maiores problemas enfrentados pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul é a quantidade de ligações indevidas. De acordo com eles, o número de chamados que não são competência de agentes de segurança pública representa 51% 35% são pedidos de informações, como números de órgãos públicos. Já os trotes totalizam 16% das ligações, a maioria delas entre o meio-dia e às 13h e das 17h às 18h.

O motivo é conhecido pelos atendentes: crianças saindo da escola, usando o telefone público. Para tentar minimizar as ligações inconsequentes, em julho de 2011 foi publicada no Diário Oficial a Lei Estadual 13.759, proposta pelo deputado estadual Carlos Gomes (PRB-RS), que aplica multa, via cobrança na fatura de serviços telefônicos, a quem acionar o serviço de emergência apenas para fazer brincadeiras.

Em dezembro, foi publicada alteração na lei, informando o valor a ser cobrado. A lei não está regulamentada. O texto está sob análise da Secretaria da Segurança. A previsão é de que a regulamentação saia até o final do primeiro semestre.

Fonte: Jornal Zero Hora
Foto: Ascom Carlos Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro