Jutay Meneses homenageia campeão mundial de Parajiujitsu na PB

Rômulo Leonardo Alves Martins foi agraciado com a ‘Comenda Talento Esportivo – Desportista Genival Leal de Menezes’

Publicado em 25/11/2018 - 00:00

Jutay Meneses homenageia campeão mundial de Parajiujitsu na PB
Rômulo Leonardo Alves Martins foi agraciado com a ‘Comenda Talento Esportivo – Desportista Genival Leal de Menezes’

João Pessoa (PB) – Por iniciativa do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), o campeão mundial de Parajiujitsu, Rômulo Leonardo Alves Martins, foi agraciado com a ‘Comenda Talento Esportivo – Desportista Genival Leal de Menezes’, na quarta-feira (22), durante solenidade na Assembleia Legislativa da Paraíba.

A sessão foi marcada por emoção. Rômulo nasceu com paralisia cerebral e por meio do esporte se tornou o melhor do mundo em sua categoria. Ele contou a sua trajetória e as dificuldades que enfrentou, não só pela sua deficiência, mas pela falta de incentivo para que pudesse treinar, viajar e participar de campeonatos. Falou também da sua infância pobre, da dificuldade financeira que ainda passa e da importância da mãe e da mulher na sua vida.

O atleta revelou que lutava apenas com pessoas sem deficiência, fora da sua categoria. Após competir com pessoas dentro da sua categoria, se tornou o melhor do mudo. Destacou a ajuda que recebeu de Jutay e do ex-secretário de esporte de João Pessoa Guto Clrerot para poder competir.

Jutay falou da história de superação do atleta e afirmou que a Paraíba muito se orgulha dele. “Rômulo é um paraibano de coração e tem honrado o nosso Estado com suas vitórias pelo mundo. É motivo de muito orgulho ter um atleta do nível dele treinando no nosso Estado, levando o nome da Paraíba para o mundo”, destacou o deputado.

Rômulo Leonardo Alves Martins, de 40 anos, filho de Lino Martins dos Santos e Lindalva Alves Martins nasceu no município de Timbaúba, em Pernambuco, e aos 15 anos se mudou para a Paraíba. O esportista nasceu com paralisia cerebral e por meio do esporte se tornou campeão mundial de Parajiujitsu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Aos 21 anos prestou concursos públicos nos municípios de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita e Conde, sendo aprovado em todos, escolhendo trabalhar na capital. Ele é agente de saúde.

Além de campeão mundial, Rômulo também acumula os títulos de campeão brasileiro em evento realizado no Espírito Santo; também é campeão sulamericano durante competição em São Paulo, além de campeão do GrandSlam no Rio de Janeiro 2017 e vice-campeão na competição realizada este ano.

Começo de tudo

A convite de amigos, Rômulo Leonardo começou a fazer aulas de Jiujitsu em João Pessoa. “No começo eu achava que não seria capaz, mas de tanto os meus amigos insistirem eu aceitei. Há 21 anos estou treinando, no início sempre lutando com pessoas sem deficiência, mas conheci o parajiujitso há um ano. A partir daí comecei a competir e hoje sou o primeiro lugar do mundo na minha categoria de atletas com paralisia cerebral”, destacou.

Trabalho social

Além de competir, o atleta também mantém um projeto social que atende crianças com deficiência com atendimento na Funad e futuramente no Centro da Pessoa com Deficiência.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend