Jutay Meneses cobra medidas contra risco de novas epidemias de dengue, zika e chikungunya

Deputado encaminhou pedido de informações ao Governo da Paraíba sobre as ações que estão sendo planejadas para evitar uma nova epidemia

Publicado em 01/06/2017 - 00:00

jutay-meneses-prb-cobra-medidas-contra-risco-de-novas-epidemias-de-dengue-zika-e-chikungunya-foto-ascom-31-05-17
Deputado Jutay Meneses encaminhou pedido de informações ao Governo da Paraíba sobre as ações que estão sendo planejadas para evitar uma nova epidemia

João Pessoa (PB) – O deputado estadual Jutay Meneses (PRB) fez um alerta na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, na manhã desta quarta-feira (31), para o alto risco de novas epidemias de dengue, zika e chikungunya em 24 municípios paraibanos. “O caso é sério. Não podemos passar a falsa impressão que está tudo resolvido, pois não está”, alertou.

O parlamentar chamou atenção para a recomendação do Ministério da Saúde, sobre o índice de infestação do mosquito Aedes aegipty. A região paraibana com mais vulnerabilidade para as doenças é o Sertão, que correspondente a 6ª Gerência Regional de Saúde, com 24 municípios. Em 11 deles esse risco é alto.

“Entre 1% e 3,9%, a situação é de alerta ou risco médio. Acima de 4% o risco de epidemia é alto. Em Malta, o índice de infestação predial (IIP) chegou a 16,1%, absurdamente alto. Em seguida, aparece Matureia com 9,4%. Já em Patos, quatro em cada 100 casas têm focos do Aedes”, relatou.

Jutay citou, ainda, o município de Teixeira, que conseguiu reduzir o índice de infestação em comparação com o levantamento anterior, caindo de 6.9 para 2.7%. Segundo ele, os menores índices de infestação da região foram registrados em Passagem (1.1%) e Quixaba (1.5%).

“O Governo do Estado divulgou matéria noticiando redução de 96,44% de redução nos casos de dengue, zika e chikungunya. Ora, temos que comemorar a redução, mas não podemos negligenciar. É necessário estado de alerta permanente e a realização constante de ações educativas e preventivas. Não queremos mais uma geração de crianças com microcefalia, pessoas inutilizadas pelas dores da chikungunya ou mortas pelo mosquito da dengue”, afirmou.

O deputado encaminhou pedido de informações ao Governo de Estado sobre as ações que estão sendo planejadas para evitar uma nova epidemia. “Temos que nos unir nessa luta contra um mosquito que nos causa tantos problemas”, ressaltou.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend