Junqueira volta da Rússia com muitos projetos para colocar em prática no PRB Juventude

Coordenador nacional do JPRB participou do 19º Festival Mundial da Juventude

Publicado em 26/10/2017 - 00:00

Após experiência internacional, Renato Junqueira quer colocar em prática as novidades que aprendeu na Rússia

Brasília (DF) – A participação do coordenador nacional do PRB Juventude, Renato Junqueira, no 19º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes representou um marco na história dos jovens republicanos. A afirmação é do próprio Junqueira que retornou da Rússia na última terça-feira, dia 24 de outubro, com muitas novidades e projetos para colocar em prática no Brasil. “Fui à Rússia com uma mochila e uma mala e trouxe para o Brasil amizades e muito conhecimento para compartilhar com a nação republicana brasileira. A participação no festival representa um marco na história do PRB Juventude. Bora reagir”, enfatizou.

Uma das novidades trazidas da Rússia consiste na criação de grupos de estudos para elaborar relatórios sociais sobre vários temas ligados à juventude. A meta é construir uma base de dados consistente sobre os desafios da juventude brasileira para os próximos anos. Uma conferência on-line será realizada com os coordenadores estaduais para falar sobre a experiência no evento da Rússia e também definição de metas para 2018, incluindo a realização do 2º Congresso Nacional da Juventude Republicana.

Outra questão é que, para Renato Junqueira, o PRB Juventude precisa tornar os posicionamentos do movimento mais nítidos em todos os sentidos. Ele defende que cada estado tenha organizado as bandeiras defendidas e em consenso com a coordenação nacional. Além disso, a meta é inserir o jovem, de forma mais intensa, na participação dos debates que buscam soluções para problemas locais, sem deixar de promover, é claro, a agenda nacional do movimento.

Renato Junqueira busca cooperação internacional em políticas públicas para juventude

Em meio a debates intensos na busca por soluções para os problemas sociais de cada país, ligados ou não à juventude, o jovem foi protagonista de várias histórias de superação e transformações na sociedade. Com base na experiência internacional, “o PRB Juventude terá um papel de maior destaque nas comunidades onde está inserido”, explicou o coordenador nacional ao se referir aos novos projetos para 2018.

“Eu vejo muitas pessoas esperando ter para fazer, mas na Rússia eu vi justamente o contrário”, afirmou Junqueira ao fazer referência à história de um jovem homenageado no festival por mobilizar a comunidade contra a instalação de um lixão no bairro onde mora. Ele transformou o problema em oportunidade para a comunidade, gerando emprego com a reciclagem e ajudando a construir uma praça no local do lixão.

Durante um debate sobre as drogas, que contou com palestrantes da Holanda, Vietnã, Venezuela e Argentina, um dos membros da mesa perguntou qual era o posicionamento do Brasil com relação ao tema. Renato Junqueira, que estava acompanhado de outros brasileiros, assumiu papel ativo no debate e falou em nome dos jovens republicanos. Para ele, a violência urbana e o alto índice de assassinatos de jovens no Brasil estão associados, na maioria dos casos, ao uso de drogas. “É muito difícil dividir a violência das drogas, penso que uma é consequência da outra. Nossa posição é de prevenção ao uso e não de liberação, uma vez que impedir o jovem de ter o primeiro contato é mais fácil do que tirar ele do vício”, afirmou o republicano ao defender que o Brasil não está preparado para a legalização, antes disso é preciso investir mais em educação de qualidade e em mais oportunidades para os jovens.

Com a participação de 28 mil jovens de mais 180 nações, o festival tinha um programa diversificado com vários debates, reuniões e eventos esportivos e palestras sobre inovações e novas tecnologias. “Eu fiquei admirado em ver vários jovens, nos centros de tecnologia e inovação, apresentando trabalhos magníficos, de grande complexidade. Lá tinha jovens cientistas, que estão estudando um remédio para o câncer e outras inovações para o bem da humanidade”, explicou.

Com foco no empreendedorismo, um dos debates destacou o potencial do jovem para criação de novos negócios. “No Brasil, falar que você quebrou ao tentar montar um empresa é tido como algo ruim, um fracasso. Já no exterior, essa experiência é usada como sinônimo de luta, persistência e força de vontade. “Está vendo aquele cara, quebrou cinco vezes, mas hoje é um empresário de sucesso”, enfatizou.

De acordo com Renato Junqueira, a meta agora consiste em mobilizar o PRB Juventude para a realização de um grande evento da juventude republicana em 2018, ampliar o número de jovens militantes e a atuação dos jovens no cotidiano das comunidades onde vivem. 

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend