Júnior Verde propõe reunião para debater implantação dos Diques da Baixada Maranhense

Júnior Verde propõe reunião para debater implantação dos Diques da Baixada Maranhense

Republicano quer informações sobre o processo de liberação da licença prévia para a implantação do projeto

Publicado em 2/5/2016 - 00:00

Júnior Verde propõe reunião para debater implantação dos Diques da Baixada Maranhense
Júnior Verde quer informações sobre o processo de liberação da licença prévia para a implantação do projeto

 

São Luís (MA) – O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada Maranhense da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado estadual Júnior Verde (PRB-MA), vai propor uma reunião com técnicos para discutir a viabilidade de implantação dos Diques da Baixada. Os encontros que objetivam a concretização do projeto foram retomados na última semana em uma audiência pública com representantes de diversos órgãos envolvidos.

“Será uma reunião para ouvir técnicos pró e contra a execução do projeto. Nossa intenção é concretizar os Diques, e para isso, precisaremos do apoio de toda a bancada estadual. Os Diques são de vital importância para o desenvolvimento dessa estratégica e importante região do Estado”, disse Júnior Verde.

O parlamentar informou que a Frente Parlamentar solicitará informações à secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) sobre o processo de liberação da licença prévia a realizará uma visita o quanto antes para conhecer a área na qual será implantada o projeto. “Também pediremos apoio ao presidente da Assembleia, deputado Humberto Coutinho, para fortalecer essa luta”, informou Verde.

Esta semana, as reuniões que buscam a viabilização do projeto foram retomadas na Assembleia. Participaram representantes da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf); do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense; da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima); além dos deputados Sousa Neto, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Bira do Pindaré e Zé Inácio.

O secretário de Estado da Agricultura, Márcio Honaiser, prestou informações sobre a concepção do projeto e a fase na qual se encontra. “Desde 2012, a Sagrima colabora com o projeto no que diz respeito aos procedimentos para viabilizar a licença ambiental e o estudo arqueológico. O primeiro aguarda a liberação e o último, até final de julho próximo, será concluído”, garantiu.

O projeto Diques da Baixada visa represar água doce e impedir a invasão de água salgada nos campos da Baixada, permitindo que a população local realize atividades que hoje não são possíveis e promovendo o desenvolvimento econômico da região. A elaboração do projeto custou cerca de R$ 2,5 milhões e está orçado em R$ 85 milhões. Projeto prevê a construção de 65 km contínuos de diques e mais 6 km descontínuos, totalizando 71 km e impactando diretamente os municípios de Cajapió, Viana Bacurituba e São João Batista.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Júnior Verde

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend