José Freitas acolhe demandas do Corpo de Bombeiros Militar em Porto Alegre

Vereador defende o aumento do efetivo e a melhoria das condições de trabalho dos oficiais

Publicado em 4/7/2017 - 00:00

Vereador José Freitas defende o aumento do efetivo e a melhoria das condições de trabalho dos oficiais

Porto Alegre (RS) – Por iniciativa do vereador José Freitas (PRB), a Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu uma sessão, na última semana, para debater as atribuições e dificuldades enfrentadas pelo Corpo de Bombeiros no município. Participaram do debate o diretor administrativo do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Pedro Ricardo Maron Burgel, e o comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, major Elemar Linei de Mello Fernandes.

Burgel afirmou que a corporação deseja desvincular suas atividades da Brigada Militar (BM). “Estamos aguardando a desvinculação para podermos fazer a gestão própria de recursos e oferecer melhoria no serviço prestado”, apontou. Burgel disse, ainda, que a instituição tem planos sendo desenvolvidos para a implementação após o desligamento da BM. “Temos projetos na área de planejamento estratégico, recursos humanos e tecnologia da informação, onde pretendemos automatizar e agilizar os processos”, revelou.

Fernandes relatou aos vereadores o histórico do Corpo de Bombeiros em Porto Alegre e destacou que uma recente sobrecarga no trabalho aconteceu após a aprovação da Lei Kiss, em 2014. “Tivemos um aumento considerável no número de proprietários querendo regularizar sua empresa ou seu imóvel, e nossa estrutura não estava pronta para dar conta de tudo”, expôs. Segundo Fernandes, o passivo atual gira em torno de quatro mil Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCIs) a serem analisados.

Para atender à demanda, a corporação implementou a operação Contagem Regressiva, com o auxílio de batalhões do interior do estado e do comando geral dos bombeiros do Rio Grande do Sul. “Dividimos nossa força-tarefa em três fases: a extinção das filas e a garantia de atendimento a todos que nos procuram, as vistorias nos prédios que nos aguardavam e as análises dos PPCIs que estão em espera”, esclareceu. Por fim, o comandante chamou atenção para a importância do trabalho de prevenção contra incêndios. “A prevenção não diz respeito apenas aos bombeiros, mas aos órgãos públicos, proprietários de estabelecimentos e profissionais que elaboram os PPCIs”, completou.

Apoio parlamentar

Depois da manifestação dos oficiais, os vereadores de Porto Alegre elogiaram o trabalho da corporação. José Freitas classificou os bombeiros como “herois”, que arriscam suas vidas para proteger pessoas, cidades e florestas. “Além disso, eles desenvolvem projetos educativos para melhorar a qualidade de vida da comunidade”, declarou o vereador, que defendeu o aumento do efetivo e a melhoria das condições de trabalho dos oficiais.

Texto e foto: Ascom – vereador José Freitas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend