José de Arimateia promove debate sobre a depressão

A doença, que atinge 11,5 milhões brasileiros e 300 milhões de pessoas no mundo, é atualmente a principal causa de incapacidade em âmbito mundial

Publicado em 12/4/2017 - 00:00

A doença, que atinge 11,5 milhões brasileiros e 300 milhões de pessoas no mundo, é atualmente a principal causa de incapacidade em âmbito mundial

Salvador (BA) – A Depressão Sob a Ótica Científica e Religiosa. Esse é o tema da audiência pública que a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, presidida pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), promoverá hoje (12), às 10 horas, na Assembleia Legislativa. A doença, que atinge 11,5 milhões brasileiros e 300 milhões de pessoas no mundo, é atualmente a principal causa de incapacidade em âmbito mundial.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é um distúrbio cujos sintomas variam entre tristeza profunda, pessimismo, além da baixa autoestima, que surgem de forma constante. O problema é classificado como a quarta principal razão de incapacitação em esfera mundial. E não para por aí. A OMS prevê que, em 2030, o mal será mais presente na vida das pessoas do que o câncer e algumas doenças infecciosas.

Preocupado, o idealizador do debate decidiu seguir atrelado com a OMS e também dedicar o Dia Mundial da Saúde, celebrado na última sexta-feira (7), ao tema da depressão, doença capaz de desencadear uma série de outros problemas de saúde no ser humano. “Tenho conhecimento que, somente em 2015, 788 mil pessoas morreram por suicídio. Entre jovens de 15 a 29 anos, o mal foi a segunda maior causa de morte. A audiência foi idealizada como forma de orientar a população baiana de que não se trata apenas de uma questão psíquica, mas também espiritual”, explicou.

Foram convidados representantes do Estado e Município, psiquiatras, terapeutas transpessoais, além de diversos representantes de denominações religiosas, entre eles Divaldo Franco.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend