José de Arimateia promove ações em defesa da causa animal em Salvador

Republicano promoveu a Feira de Adoção Animal e uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia

Publicado em 05/10/2017 - 00:00

José de Arimateia promove ações em defesa da causa animal em Salvador
Republicano promoveu a Feira de Adoção Animal e uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia

Salvador (BA) – Na terça-feira (3), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia e defensor assíduo da causa animal, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), dedicou todo o seu dia para a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais.

A Lei 13.472/2016, de autoria do republicano, foi sancionada em 19 de janeiro de 2016 e objetiva disseminar o conhecimento, resguardar e cobrar o cumprimento dos direitos destes seres vivos. O evento teve início no último dia 2 de outubro e segue até o próximo sábado (7).

Pela manhã, o parlamentar abriu as atividades com a Feira de Adoção Animal e movimentou a Assembleia Legislativa da Bahia. A iniciativa, executada pela quarta vez por José de Arimateia, ocorreu no estacionamento da Alba com 20 cães e gatos, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG), Pegadas de Amor.

José de Arimateia promove ações em defesa da causa animal em SalvadorO proponente da mobilização disse que enxerga neste âmbito uma verdadeira batalha a cada tentativa frustrada de conscientização, solicitações de apoio não atendida e a constatação de que a população e o poder público, ainda não conseguem compreender que cuidar de animais vai além de zelar pelo seu mero bem-estar e sobretudo, cuidar da própria saúde pública. “As ações que compõem este evento, nestes sete dias, têm para mim, enquanto parlamentar, o gosto do dever cumprido em favor de duas das causas que defendo, que são a dos animais e a da saúde”, explicou Arimateia.

Em seguida, o deputado realizou uma audiência pública em alusão a Lei Estadual 13.472/2016. No ensejo, o republicano mencionou o prefeito do Rio de janeiro, Marcelo Crivella (PRB-RJ), que tornou realidade o Posto de Saúde Animal, que Arimateia visitou no último mês de setembro. “Vejo a iniciativa como grande inspiração para o que quero para nossa Bahia, onde já se pode somar cerca de duzentos mil animais abandonados à própria sorte”, disse.

A coordenadora do Posto e assessora da Subsecretaria do Bem Estar Animal da cidade do Rio de Janeiro, Sandra Mara, apresentou de forma minuciosa o projeto completo do primeiro Posto de Saúde Animal do país, que fica situado no bairro em Bangu, zona oeste da cidade. Em quase quatro meses de fundação, o posto já realizou castrações, a parte de clínica geral em mais de 300 animais, além de apoio psicológico a cuidadores. “Realizamos cerca de 30 castrações por dia, além de já termos mais de mil animais com chips com a finalidade de investigar a pós adoção sempre visando o bem-estar animal. Muito gratificante perceber o empenho e trabalho do deputado Arimateia aqui na Bahia”, relatou Sandra Mara, enfatizando que o prefeito Marcelo Crivella, pretende lançar mais nove postos similares.

A gerente do Centro de Zoonoses de Salvador, Geruza Moraes, relatou de forma detalhada o trabalho realizado com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), no que se refere ao abandono de animais, como também pontuou as campanhas de vacinação feitas pelos 250 postos da capital baiana e também discorreu sobre o Castramóvel, apontado por realizar 600 cirurgias por mês. “Acredito que deveria ter mais ações transversais, ou seja todos entes federativos cumprindo seu papel”, falou.

Também estiveram presentes, o veterinário e coordenador-geral do Zoológico de Salvador, Vinicíus Dantas, o biólogo e coordenador de Fiscalização da Difin, Miguel, e a administradora da Fazenda Modelo do Rio de Janeiro, Suellen Ribeiro, representando a médica veterinária e subsecretária de Bem-Estar Animal, da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) da Prefeitura do Rio de Janeiro, Suzane Rizzo.

Sessão em Feira de Santana

Com o Plenário da Câmara Municipal de Feira de Santana lotado, o deputado Arimateia, viabilizou uma sessão especial pelo Dia Internacional dos Animais, com o apoio do vereador Marcos Lima. A cerimônia aconteceu também na terça-feira (3), e foi pensada pelo Dia Internacional dos Animais. Diversas autoridades e entidades do segmento compareceram ao evento.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro